AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES BUCAIS DE PACIENTES OBESOS

Autores

  • Camila Farias Santos Graduada em Odontologia (EBMSP) e Especialista em Periodontia (ABO-BA).
  • Rosane Borges Dias Estudante de Doutorado no programa de Pós-graduação em Patologia Humana da Universidade Federal da Bahia
  • Roberta Catapano Naves Mestrado em Estomatologia (EBMSP). Especialista em Periodontia (ABO-BA) e Professora Assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Andrea Nóbrega Cavalcanti Doutorado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Érica Del Peloso Ribeiro Doutorado em Clínica Odontológica (Área de concentração em Periodontia) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP). Professora Adjunta da EBMSP e FOUFBA.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i2.414

Palavras-chave:

Obesidade, Saúde bucal

Resumo

A prevalência da obesidade tem aumentado nas últimas décadas, tornando-se uma preocupação para a saúde pública, pois esta condição é fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças sistêmicas. Evidências científicas tem demonstrado que a obesidade também pode estar relacionada com problemas bucais como a cárie dentária e a doença periodontal. Uma vez que a obesidade pode influenciar a saúde bucal dos indivíduos, torna-se relevante para os profissionais da área de saúde buscar esclarecer a relação entre elas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as condições bucais de indivíduos obesos. A amostra consistiu de 30 indivíduos obesos (IMC>30) não fumantes, sistemicamente saudáveis, que não receberam tratamento periodontal nos últimos 6 meses. O exame clínico periodontal completo, Índice CPO-D e o Índice de Massa Corporal (IMC) foram realizados. Foi feita também avaliação do hálito matinal dos indivíduos, por meio do Halimeter®. A periodontite foi encontrada em 80% da população. A média do CPO-D foi de 14,73. Os índices de placa visível e gengival foram de 43,69 % e 51,87%, respectivamente. Diante desses resultados, fica clara a importância do profissional de Odontologia atuar como promotor de saúde para a população estudada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosane Borges Dias, Estudante de Doutorado no programa de Pós-graduação em Patologia Humana da Universidade Federal da Bahia
    Possui graduação em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2010) e Mestrado em Patologia pela UFBA/FIOCRUZ (2014). Atualmente é estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (UFBA/FIOCRUZ), integrante do Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (CPqGM, FIOCRUZ, BAHIA) e membro do Grupo de Pesquisas em Biopatologia, coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Antônio Gonçalves Ramos e Profa. Dra. Clarissa Gurgel.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES BUCAIS DE PACIENTES OBESOS. (2014). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 5(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i2.414

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)