QUALIDADE DE VIDA EM DEGLUTIÇÃO E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Manoela Carrera
  • Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado
  • Gabriela Botelho Martins
  • Hayana Ramos Lima
  • Raquel de Santana Oliveira Marques
  • Agda Santana Costa

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1260

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Deglutição, Câncer de Cabeça e Pescoço, Disfagia

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo revisar a literatura a respeito da qualidade de vida relacionada à deglutição de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Métodos: Buscou-se estudos relatando a fisiologia da deglutição e os aspectos envolvidos na disfagia, como definição, causas e seu impacto na qualidade de vida. Foram utilizados os bancos de dados eletrônicos Pubmed, Medline, Scielo, livros, assim como de artigos identificados nas referências. Resultados: Distúrbios da deglutição podem ocorrer devido à doença e/ou modalidade de tratamento, persistindo durante ou após o término do tratamento. A frequência e gravidade da disfagia dependerão da modalidade de tratamento utilizada, localização e estágio do tumor, quando envolvidos em estruturas que participem da deglutição. Pacientes com tumores em estágios mais avançados e localizados na faringe tentem a apresentar piora na função da deglutição. Tais fatores poderão interferir diretamente na deglutição e qualidade de vida do paciente, sobretudo nas relações familiares, sociais e no estilo de vida.  Conclusão: Apesar de não substituir as avaliações clínicas e instrumentais, investigar a qualidade de vida em deglutição pode contribuir para avaliar aspectos específicos sobre o bem-estar do paciente que não são contemplados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoela Carrera
    Doutora em Estomatopatologia. Professora na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado
    Doutora em Patologia Humana. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Gabriela Botelho Martins
    Doutora em Estomatologia Clínica. Professora na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Hayana Ramos Lima
    Doutora em Biologia Oral. Professora na União Metropolitana de Ensino e Cultura, UNIME, Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
  • Raquel de Santana Oliveira Marques
    Graduanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Agda Santana Costa
    Graduanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA EM DEGLUTIÇÃO E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: REVISÃO DE LITERATURA. (2017). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 8(1), 26-32. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1260

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)