QUALIDADE DE VIDA EM DEGLUTIÇÃO E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Manoela Carrera
  • Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado
  • Gabriela Botelho Martins
  • Hayana Ramos Lima
  • Raquel de Santana Oliveira Marques
  • Agda Santana Costa

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1260

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Deglutição, Câncer de Cabeça e Pescoço, Disfagia

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo revisar a literatura a respeito da qualidade de vida relacionada à deglutição de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Métodos: Buscou-se estudos relatando a fisiologia da deglutição e os aspectos envolvidos na disfagia, como definição, causas e seu impacto na qualidade de vida. Foram utilizados os bancos de dados eletrônicos Pubmed, Medline, Scielo, livros, assim como de artigos identificados nas referências. Resultados: Distúrbios da deglutição podem ocorrer devido à doença e/ou modalidade de tratamento, persistindo durante ou após o término do tratamento. A frequência e gravidade da disfagia dependerão da modalidade de tratamento utilizada, localização e estágio do tumor, quando envolvidos em estruturas que participem da deglutição. Pacientes com tumores em estágios mais avançados e localizados na faringe tentem a apresentar piora na função da deglutição. Tais fatores poderão interferir diretamente na deglutição e qualidade de vida do paciente, sobretudo nas relações familiares, sociais e no estilo de vida.  Conclusão: Apesar de não substituir as avaliações clínicas e instrumentais, investigar a qualidade de vida em deglutição pode contribuir para avaliar aspectos específicos sobre o bem-estar do paciente que não são contemplados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Carrera

Doutora em Estomatopatologia. Professora na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado

Doutora em Patologia Humana. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Gabriela Botelho Martins

Doutora em Estomatologia Clínica. Professora na Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Hayana Ramos Lima

Doutora em Biologia Oral. Professora na União Metropolitana de Ensino e Cultura, UNIME, Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.

Raquel de Santana Oliveira Marques

Graduanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Agda Santana Costa

Graduanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Carrera, M., Medrado, A. R. A. P., Martins, G. B., Lima, H. R., Marques, R. de S. O., & Costa, A. S. (2017). QUALIDADE DE VIDA EM DEGLUTIÇÃO E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: REVISÃO DE LITERATURA. Journal of Dentistry & Public Health (inactive / Archive Only), 8(1), 26–32. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1260

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)