A QUALIDADE DE CRECHES PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM DESVANTAGEM ECONÔMICA EM UM MUNICÍPIO DO VALE DO JEQUITINHONHA: UM ESTUDO PILOTO
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.88Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Creches, Qualidade ambiental, Cuidado da criançaResumo
Introdução:Estudos indicam que as creches podem promover vantagens para o desenvolvimento de crianças em desvantagem social, quando os serviços prestados são de qualidade. Objetivos:a) Avaliar a qualidade de ambientes de creches públicas em um município do Vale do Jequitinhonha;b) Caracterizar o desenvolvimento global de crianças economicamente desfavorecidas; c) Verificar relações entre a qualidade de ambientes educacionais e o desenvolvimento infantil. Metodologia: A qualidade dosambientes de creches foi avaliada pela Infant/Toddler Environment Rating Scale e o desenvolvimento global das 44 crianças, de 0 a 56 meses, pelo teste DENVER II.Resultados: Os ambientes de creche apresentaram qualidade entre “inadequada” e “mínima”. Em todas as creches foi encontrada porcentagem de crianças com atraso no desenvolvimento e metade das crianças apresentou falhas em itens relacionados à linguagem. A análise de correlação de Spearman confirma relação negativa e fraca/moderada, entre qualidade de creches e o domínio pessoal-social. Conclusão: Profissionais da saúde, em parceria com profissionais da educação, podem oferecer em creches um ambiente rico na promoção de estímulos para o desenvolvimento infantil.