NOTIFICAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO POR EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE TRABALHADORAS DA SAÚDE

Autores

  • Amanda Lais de Oliveira de Moraes Universidade Federal da Bahia
  • Adriana Saraiva Aragão dos Santos
  • Kionna Oliveira Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i2.877

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Epidemiologia, Risco Ocupacional, Sistemas de Informação em Saúde, Saúde da Mulher.

Resumo

Objetivo: Descrever a ocorrência de acidente de trabalho por material biológico entre trabalhadoras da saúde no Brasil em 2014. Métodos: Estudo de casuística das notificações de trabalho por material biológico em mulheres disponibilizadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação em 2014. Foram calculadas frequências absolutas e relativas. Resultados: Foram notificados 22.361casos em todo território nacional, 48,8% no Sudeste, 23% no Sul, 15,3% no Noredeste, 6,8% no Centro Oeste e 6,1% no Norte. O perfil encontrado foi mulheres brancas de 31 a 45 anos, com ensino médio e 2,3% gestantes. A maioria possuía vínculo estável e tinham de 1 a 5 anos de trabalho. A exposição
caracterizou-se percutânea, por sangue através de administração de medicação, o agente principal foi agulha com lúmen e 71,42% eram trabalhadoras de emergências móveis. Apenas a luva aparece com boa adesão. Para o anti-HBS 29,1% dos exames foram positivos e 20,8% foram negativos, 93,1% vacinadas, 62,1% evoluíram com alta de paciente fonte negativo e 78% emitiram a comunicação de acidente de trabalho. Conclusão: A notificação ainda não é realidade no Brasil e precisa ser incentivada. Os achados permitem comparar o percentual de notificações por região do Brasil e descrever a ocorrência desses acidentes. Espera-se que o estudo contribua para alertar e informar profissionais e instituições e para estimular o investimento em ações de biossegurança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Lais de Oliveira de Moraes, Universidade Federal da Bahia

    Acadêmica de Fisioterapia

  • Adriana Saraiva Aragão dos Santos
    Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde pela FCMSCSP, Docente da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Biofunção, Salvador, BA – Brasil.
  • Kionna Oliveira Bernardes
    Fisioterapeuta. Doutora em Saúde Pública pelo ISC/UFBA, Docente da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Biofunção, Salvador, BA – Brasil.

Downloads

Publicado

14.06.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

NOTIFICAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO POR EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE TRABALHADORAS DA SAÚDE. (2016). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 6(2). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i2.877

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)