Os efeitos do Functional Fascial Taping (FFT) associado a fisioterapia convencional na funcionalidade do joelho: um estudo quase-experimental

Autores

  • Soraia Suellen Silva dos Santos Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Ana Paula Monteiro de Araújo Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Maria Clara Raiol da Silva Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Renata Amanajás de Melo Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Lucieny da Silva Pontes Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Ana Julia Cunha Brito Faculdade Estácio Nazaré. Belém, Pará, Brasil.
  • Biatriz Araújo Cardoso Dias Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, Pará, Brasil.
  • George Alberto da Silva Dias UEPA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3002

Palavras-chave:

Fáscia. Joelho. Amplitude de Movimento Articular. Fisioterapia.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Functional Fascial Taping (FFT) é uma técnica de aplicação de bandagem rígida objetivando estimular o alinhamento estrutural das fibras de colágeno da fáscia muscular, desobstruindo a passagem dos fluidos assegurando assim sua função. OBJETIVO: Avaliar os efeitos do FFT associado a Fisioterapia convencional nas disfunções crônicas no joelho baseado nas variáveis intensidade da dor, amplitude de movimento, força e flexibilidade muscular. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo quase-experimental realizado com 10 pacientes de ambos os gêneros e sintomatologia de dor e limitação funcional, estando em tratamento fisioterapêutico. Todos os pacientes foram submetidos a avaliação cinético-funcional, incluindo dados de dor, amplitude de movimento, força e flexibilidade muscular. A aplicação do FFT foi padronizada, onde primeiro identificou-se os vetores, seguido da aplicação do tape hipoalergênico. Depois aplicou-se três tiras de bandagem rígida, então, recobriu-se com o tape hipoalergênico novamente. A aplicação da bandagem ocorreu três vezes por semana, totalizando 10 sessões. RESULTADOS: Houve redução nos níveis de dor de mediana 10,0 cm para 2,0 cm ao final das 10 sessões (Z=2,6; p=0,007). Aumentou a força muscular para extensão do joelho com mediana inicial de 4,0 para final de 4,0 (Z=2,0; p=0,04). A amplitude de movimento para flexão (Mediana: de 102,5° para 110,0°, Z=2,3, p=0,01) e flexibilidade muscular (Mediana: de 5,0 cm para 0,0 cm, Z=2,0, p=0,04) também melhorou significavamente. CONCLUSÃO: O FFT pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de desordens no joelho, tanto ortopédicas quanto reumáticas, auxiliando a manutenção de uma mecânica funcional equilibrada, o que favorece a redução no quadro álgico, aumento no arco de movimento e melhora na força e flexibilidade muscular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

06.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Santos SSS dos, Araújo APM de, Silva MCR da, Melo RA de, Pontes L da S, Brito AJC, et al. Os efeitos do Functional Fascial Taping (FFT) associado a fisioterapia convencional na funcionalidade do joelho: um estudo quase-experimental. Rev Pesq Fisio [Internet]. 6º de agosto de 2020 [citado 29º de abril de 2024];10(3):410-6. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3002

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)