Prevalência de fraturas de platô tibial em pacientes de um hospital público do Piauí

Autores

  • Thayze Lima Batista FACULDADE UNINASSAU - REDENÇÃO
  • Jáder Luís Coêlho Fernandes Mendes
  • Francisco Valmor Macedo Cunha FACULDADE UNINASSAU - ALIANÇA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i2.2804

Palavras-chave:

Prevalência. Fraturas. Hospital público. Fraturas de platô tibial.

Resumo

OBJETIVO: Determinar prevalência de fraturas de platô tibial em pacientes internos em um Hospital Público do Piauí. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados 50 prontuários com Fraturas de Platô Tibial de Janeiro de 2017 a Janeiro de 2018. O instrumento de análise foi um questionário composto por informações relevantes, como: sexo, idade, raça, mecanismo de lesão, tipos de fratura e lado acometido, para a coleta dos dados. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva com cálculos de médias, desvio padrão e frequências absoluta e relativa. RESULTADOS: A maior incidência das fraturas foi no sexo masculino (72%). A média de idade dos pacientes foi de 38 ± 13,86 anos, vítimas principalmente de acidentes automobilísticos (66%), sendo o lado mais acometido o direito (70%) com a incidência maior de fratura oblíqua (48%). CONCLUSÃO: há maior prevalência de fraturas do platô tibial no sexo masculino, faixa etária de 19-29 anos, vítima de acidente automobilísticos, com fraturas oblíquas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Valmor Macedo Cunha, FACULDADE UNINASSAU - ALIANÇA
    FISIOTERAPEUTA, MESTRE EM FARMACOLOGIA, DOUTOR EM BIOTECNOLOGIA. REALIZA PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA  E FARMACOLOGIA DE PRODUTOS NATURAIS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE INFLAMACAO, DOR E DOENCAS CRONICO-DEGENERATIVAS. ATUALMENTE É COORDENADOR E PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE UNINASSAU- ALIANÇA E PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE AESPI. MINISTRA DISILINAS DE ELETROTERMOFOTOTERAPIA, CINESIOTERAPIA, FISIOTERAPIA DO TRABALHO, CINESIOLOGIA E BIOMECANICA,  MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIACAO.

Publicado

27.04.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Prevalência de fraturas de platô tibial em pacientes de um hospital público do Piauí. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(2), 182-187. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i2.2804

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)