Segurança na aplicação da eletroestimulação neuromuscular no doente crítico: estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2498

Palavras-chave:

Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea. Metabolismo energético. Mobilização precoce. Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

INTRODUÇÃO: A Neuromuscular Electrical Stimulation (NMES) é um importante aliado do paciente crítico, favorecendo contrações ativas mesmo em estado que requer imobilidade.

OBJETIVO: Verificar a segurança da aplicação da NMES em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de um hospital público da cidade de Salvador. MÉTODO: Trata-se de estudo piloto, de intervenção. Os dados foram coletados no período de fevereiro a junho de 2018, com amostra por conveniência em uma população de pacientes críticos intubados e em uso de vasopressores. Foi aplicada uma única sessão de 45 minutos de NMES em ambos os quadríceps (músculo reto femoral e vasto lateral), sendo coletados os seguintes dados hemodinâmicos 5 minutos antes da aplicação e logo após a terapêutica: frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, diastólica e média; e frequência respiratória. Estes dados foram avaliados seguindo recomendações de segurança já descritas previamente. Para análise estatística, as variáveis foram descritas através de médias e desvio-padrão, mediana e intervalo interquartílico e percentuais obtidos nas variáveis do estudo. A distribuição dos dados foi avaliada pelo teste Shapiro-Wilk, e os testes Mann Whitney e T de student foram utilizados. RESULTADOS: A amostra foi composta por 8 pacientes sendo 1 excluído. Destes, 85,7% era do sexo feminino, sendo o diagnóstico clínico de Sepse evoluindo para choque em 85,7%, média da idade de 61±9,5 anos e APACHE II de 29±5,5. Não foram evidenciadas diferenças estatísticas em relação aos dados hemodinâmicos coletados pré e pós eletroestimulação. Estes dados são semelhantes aos resultados encontrados por outros autores em populações sem uso de vasopressores. CONCLUSÃO: É possível sugerir que a aplicação da NMES no doente crítico em uso de vasopressores é uma técnica segura e viável desde que respeitando os limites estabelecidos e parâmetros corretos baseados em evidências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

21.11.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Segurança na aplicação da eletroestimulação neuromuscular no doente crítico: estudo piloto. (2019). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(4), 464-469. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2498

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>