PAPILOMA VÍRUS HUMANO: CONHECIMENTO FEMININO SOBRE A PREVENÇÃO

Autores

  • Karla Cavalcante Silva de Morais Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Docente da Faculdade Independente do Nordeste e da Faculdade Maurício de Nassau - VCA. Especialista em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia pela Faculdade Independente do Nordeste;Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em PSF pela Faculdade Independente do Nordeste; Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade de Tecnologias e Ciências.
  • Juliana Barros Ferreira Mestranda em Tecnologias em Saúde pela EBMSP, Docente FAINOR, VCA/BA, BR
  • Vanessa Cruz Miranda Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, Docente FAINOR, VCA/BA, BR
  • Albermara Leite Oliveira Graduanda em Fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1301

Palavras-chave:

Papillomaviridae, Conhecimento, Prevenção Primária, Saúde Da Mulher

Resumo

O papiloma vírus humano, também chamado de HPV, é um vírus que se instala na pele ou nas mucosas, podendo afetar tanto homens quanto mulheres. A infecção por HPV transmitida pelo sexo, assim como outros meios de contaminação. Objetivo: Compreender o conhecimento das mulheres sobre a prevenção do Papiloma Vírus Humano.; Metodologia: O estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, com delineamento transversal e abordagem qualitativa e quantitativa. Essa pesquisa foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde localizada no município de Vitória da Conquista-BA. As participantes da pesquisa foram mulheres, usuárias da referida Unidade de Saúde, com idade entre 15 e 25 anos. A população foi constituída por todas as mulheres cadastradas na UBS, representando uma amostra por meio de saturação dos dados. Foi utilizado um questionário semiestruturado, formulado pela pesquisadora. O mesmo incluiu variáveis de questionamento como: idade, profissão, renda, escolaridade, raça, conhecimento sobre o significado do HPV, riscos e formas de prevenção. Resultados: Foram 20 mulheres com idade entre 15 a 24 anos. A distribuição da idade média da população foi de 19 anos ±2,84 anos, demonstrando o desconhecimento a respeito do HPV antes dos 25 anos. A análise qualitativa mostra que a maioria das participantes não tem conhecimento nenhum sobre o papiloma vírus humano. Conclusão: A minoria  das mulheres entrevistadas possuem conhecimento sobre o papiloma vírus humano, os riscos que ele pode trazer à saúde e suas formas de prevenção. O que mostra a necessidade de implementação de programas educativos e assistenciais nessa faixa etária, principalmente pelo fato da idade apresentar-se como fator de risco para a contaminação do vírus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29.05.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Cavalcante Silva de Morais K, Barros Ferreira J, Cruz Miranda V, Leite Oliveira A. PAPILOMA VÍRUS HUMANO: CONHECIMENTO FEMININO SOBRE A PREVENÇÃO. Rev Pesq Fisio [Internet]. 29º de maio de 2017 [citado 26º de abril de 2024];7(2):179-87. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/1301

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)