INSERÇÃO E ATUAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES EM UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Débora Ribeiro de Paiva
  • Verônica Sales Guimarães
  • Quize Cristina Silva Rôla
  • Isabella Pereira Rosa de Castro
  • Kessler Silveira Gomes
  • Jorge Luís Motta dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1351

Palavras-chave:

Emergências, Unidades de Terapia Intensiva, Serviços de saúde

Resumo

A porta de entrada do sistema de saúde é o serviço de urgência e emergência hospitalar. Objetivo: relatar a experiência dos integrantes da primeira turma de residência de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Emergência do HGRS, na unidade de emergência de um hospital de alta complexidade. Materiais e Métodos: relato descritivo de experiência, com base na inserção do fisioterapeuta no serviço de emergência de um hospital público de grande porte, localizado na cidade de Salvador-BA. Resultados: A inserção do fisioterapeuta residente no serviço de emergência foi devido ao aumento na demanda por assistência fisioterapêutica de forma contínua, onde previamente havia alto índice de mortalidade, tempo de permanência hospitalar prolongado e gastos financeiros elevados. Conclusão: a inserção do fisioterapeuta residente no contexto das Unidades de Terapia Intensiva e Emergência, enquanto profissional do sistema público de saúde, amplia o modelo de assistência integral e multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Ribeiro de Paiva

Fisioterapeuta graduada pela UNIME.Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Escola de Medicina e Saúde Pública.Residente em Terapia Intensiva e Emergência do Hospital Geral Roberto Santos/EESP. 

Verônica Sales Guimarães

Fisioterapeuta graduada pela UNIME.Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Escola de Medicina e Saúde Pública.Residente em Terapia Intensiva e Emergência do Hospital Geral Roberto Santos/EESP. 

Downloads

Publicado

2017-05-29

Como Citar

de Paiva, D. R., Guimarães, V. S., Rôla, Q. C. S., de Castro, I. P. R., Gomes, K. S., & dos Anjos, J. L. M. (2017). INSERÇÃO E ATUAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES EM UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(2), 255–260. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1351

Edição

Seção

Relatos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)