SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i2.1328Palavras-chave:
Burnout, Docentes, Desgaste Profissional, Qualidade de VidaResumo
Objetivos: Investigar a prevalência da síndrome de Burnout em professores de uma instituição particular, analisar a correlação entre Síndrome de Burnout e indicadores de qualidade de vida, e apresentar suas principais características. Método: Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal e caráter quantitativo, com amostra de 93 indivíduos de ambos os gêneros, composta pelos docentes atuantes de uma instituição de ensino superior. Para a análise descritiva das características da população foram calculadas as médias e desvios padrão das variáveis estudadas. A correlação entre a qualidade de vida, fatores preditores, sinais e sintomas com a síndrome de Burnout foi realizada através do coeficiente de correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi de 1%. Resultados: Dentre os participantes 5.38% evidenciaram a presença da síndrome e 15.91% exposição a mesma. Foi observado ainda que 34,4% apresentam altos níveis de exaustão emocional, 24,7% apresentam níveis altos de despersonalização e 34,4% apresentam baixos níveis de realização profissional. Conclusão: Os profissionais apontaram sinais de exaustão emocional condizentes com a Síndrome de Burnout em níveis altos, vinculados ao somatório das exigências da prática profissional. Os achados deste estudo podem subsidiar programas preventivos do adoecimento mental na prática da docência.