Situações e repercussões da violência doméstica na saúde das mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3888

Palavras-chave:

Mulheres. Violência Doméstica. Violência contra a Mulher. Saúde.

Resumo

OBJETIVO: Compreender as situações e repercussões de violência doméstica na saúde das mulheres abrigadas em uma casa de passagem. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de caráter qualitativa realizada durante novembro e dezembro de 2020. Fizeram parte do estudo oito mulheres que se encontravam na casa de passagem, durante o período de coleta dos dados. Entrevistas individuais em sala reservadas, guiadas por roteiro semiestruturado com questões norteadoras foi a técnica utilizada para a obtenção dos dados, que foram registrados, organizados e posteriormente categorizados por temas. RESULTADOS: Da análise dos dados, emergiram duas categorias, construídas a partir de respostas das entrevistas, sendo: a violência que se repete e as relações entre violência e saúde. A primeira categoria diz respeito ao modo como as mulheres vivenciaram violências em diferentes trajetórias de vida. Já a segunda, refere-se a como essas situações interferem em aspectos relacionados à sua saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo revelou, por meio das falas, que há medo na busca de ajuda devido à falta de informações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Chanelle de Moraes Nogueira, Mestranda da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), especializando-se em terapia intensiva com ênfase em oncologia e controle de infecção.Mestranda do Mestrado Profissional Saúde Materno infantil da Universidade Franciscana(UFN). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Dirce Stein Backes, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Regina Gema Santini Costenaro, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora adjunta nos cursos de Graduação em Enfermagem e Psicologia, na Pós Graduação Mestrado Profissional em Saúde Materna e infantil na Universidade Franciscana - UFN. Presidente do Núcleo ABEn Santa Maria-RS. Vice presidente do Comitê Municipal de Mortalidade Materna, Neonatal e Infantil de Santa Maria-RS. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Carolina Araujo Londero, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Franciscana e bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social de Enfermagem e Saúde (GEPESES). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Martha Helena Teixeira de Souza, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Docente do Curso de Enfermagem, Medicina e Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil na Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria/RS. Coordena Cursos de Pós Graduação na área da saúde da Universidade Franciscana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

13.09.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Situações e repercussões da violência doméstica na saúde das mulheres. (2021). Revista Enfermagem Contemporânea, 10(2), 272-279. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3888

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>