Procedimentos invasivos em usuários em internação domiciliar

Autores

  • Thaís Marques Moura Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública http://orcid.org/0000-0001-9667-4875
  • Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública http://orcid.org/0000-0001-7518-5757
  • Victor Fernando Alves Neves Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Gleide Regina de Sousa Almeida Oliveira Assessora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NUPEC) da SOS VIDA.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i1.2812

Palavras-chave:

Assistência Domiciliar. Serviços de Assistência Domiciliar. Desospitalização.

Resumo

OBJETIVO: Descrever os procedimentos invasivos predominantes nos usuários em internação domiciliar. MÉTODO: Estudo quantitativo descritivo retrospectivo a partir de um banco de dados de pacientes que estiveram internados em uma unidade privada de assistência domiciliar na cidade de Salvador, BA, Brasil. A amostra foi constituída de 110 prontuários. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário com as seguintes variáveis: dados sociodemográficos, suporte terapêutico; suporte ventilatório e terapia nutricional. Os dados foram analisados em frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Observou-se a ocorrência de 152 procedimentos invasivos nos 110 pacientes. Dentre os suportes terapêuticos, predominou o cateter central de inserção periférica (92,0%), seguido do cateter venoso central (33,0%). Em relação ao suporte ventilatório, traqueostomia foi a mais frequente (25,0%), e quanto à terapia nutricional prevaleceu a gastrostomia (46,1%). Dentre os dispositivos de eliminação vesical, a sonda vesical de demora apresentou percentual de 10,5%. CONCLUSÃO: os procedimentos invasivos mais recorrentes nos pacientes na atenção domiciliar foram a PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), a traqueostomia e a gastrostomia. Delimitar o perfil de procedimentos realizados na atenção domiciliar possibilita a construção de protocolos relacionados a estes procedimentos, criação de estratégias de cuidados no domicílio e de prevenção de eventos adversos e orientação dos pacientes e familiares/cuidadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Marques Moura, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Thaís Marques Moura. Graduanda em Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP. Salvador, Bahia, Brasil. thaismoura16.1@bahiana.edu.br (ORCID: 0000-0001-9667-4875).

  • Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP. Salvador, Bahia, Brasil. gilmararodrigues@bahiana.edu.br (ORCID: 0000-0001- 7518- 5757)

  • Victor Fernando Alves Neves, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Enfermeiro graduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública -EBMSP.
  • Gleide Regina de Sousa Almeida Oliveira, Assessora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NUPEC) da SOS VIDA.

    Enfermeira. Mestre em enfermagem. Especialista em Administração Hospitalar e serviços de Saúde. Assessora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NUPEC) da SOS VIDA.

Downloads

Publicado

15.04.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Moura TM, Santos Rodrigues GR, Alves Neves VF, Almeida Oliveira GR de S. Procedimentos invasivos em usuários em internação domiciliar. Rev Enf Contemp [Internet]. 15º de abril de 2020 [citado 25º de abril de 2024];9(1):85-93. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/2812

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)