Teatro como metodologia formativa na graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2023e5183

Palavras-chave:

Didática, Enfermagem, Ensino, Exercício de Simulação, Treinamento por Simulação

Resumo

OBJETIVO: Compreender as contribuições do Teatro no formato Simulação como ferramenta de aprendizagem para a formação da enfermeira, e sua influência na competência clínica MÉTODOS E MATERIAIS: Revisão integrativa de literatura realizada a partir de buscas nas bases de dados e BDENF usando as palavras-chave: “Ensino de enfermagem”, “Simulação” e “Teatro”, publicados nas línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa. RESULTADOS:  Foram encontrados 169 artigos, após seleção, 21 artigos integraram o corpus desta pesquisa. As estratégias que mais contribuem para a formação foram: Role Play, Paciente Simulado e Simulação Realística, o Brasil e o Chile lideram essa inciativa, sendo as IES brasileiras as que mais se destacam. O desenvolvimento do trabalho em equipe tanto contribuiu para as relações interpessoais durantes as práticas como se torna uma bagagem para as vivências profissionais futuras, além da redução da ansiedade no momento do cuidado ao paciente, e o desenvolvendo uma maior criticidade na identificação de medidas para a segurança do paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível considerar que o Teatro, do tipo Simulação, tem grande potencial metodológico e vem ganhando espaço como estratégia ativa de ensino sendo ressaltada por graduandos de enfermagem como uma estratégia e um importante meio para a formação da prática clínica.

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Publicado

07.07.2023

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

1.
Souza N dos R, da Silva RS, Suto CSS, Costa LEL. Teatro como metodologia formativa na graduação em enfermagem. Rev Enf Contemp [Internet]. 7º de julho de 2023 [citado 4º de outubro de 2024];12:e5183. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5183

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