Teatro como metodologia formativa na graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2023e5183

Palavras-chave:

Didática, Enfermagem, Ensino, Exercício de Simulação, Treinamento por Simulação

Resumo

OBJETIVO: Compreender as contribuições do Teatro no formato Simulação como ferramenta de aprendizagem para a formação da enfermeira, e sua influência na competência clínica MÉTODOS E MATERIAIS: Revisão integrativa de literatura realizada a partir de buscas nas bases de dados e BDENF usando as palavras-chave: “Ensino de enfermagem”, “Simulação” e “Teatro”, publicados nas línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa. RESULTADOS:  Foram encontrados 169 artigos, após seleção, 21 artigos integraram o corpus desta pesquisa. As estratégias que mais contribuem para a formação foram: Role Play, Paciente Simulado e Simulação Realística, o Brasil e o Chile lideram essa inciativa, sendo as IES brasileiras as que mais se destacam. O desenvolvimento do trabalho em equipe tanto contribuiu para as relações interpessoais durantes as práticas como se torna uma bagagem para as vivências profissionais futuras, além da redução da ansiedade no momento do cuidado ao paciente, e o desenvolvendo uma maior criticidade na identificação de medidas para a segurança do paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível considerar que o Teatro, do tipo Simulação, tem grande potencial metodológico e vem ganhando espaço como estratégia ativa de ensino sendo ressaltada por graduandos de enfermagem como uma estratégia e um importante meio para a formação da prática clínica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Gomes SS, Aquino JG. A brief genealogy of theatre and education in Brazil: the theatre for children. Rev. Bras. Estud. Presença [Internet]. 2019;9(1):e82416. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/zWYZwB5CrLVr5dcM6n4sbnh/?lang=pt&format=pdf

(2) Leal TM, Rossi ER. História do teatro-educação como cultura escolar e sua institucionalização como disciplina (1961-2016). Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES [Internet]. 2020;22(52):132-146. Available from: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/33823/22573

(3) Freire P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra; 1987.

(4) Lei nº 4.024 de 20 de dezembro 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional [Internet]. Diário Oficial Da União. Available from: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-norma-pl.html .

(5) Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União. Available from: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html

(6) Ministério da Educação (Brasil). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CEN/CES n º3, de 07 de novembro de 2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União [Internet]. Brasília: Ministério da Educação; 2001. Available from: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_CES03.pdf

(7) Boostel R, Bortolato-Major C, Silva NO, Vilarinho JOV, Fontoura ACOB, Felix JVC. Contributions of clinical simulation versus conventional practice in a nursing laboratory in the first clinical experience. PESQUISA Esc Anna Nery. 2021;25(3):e20200301. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0301

(8) Botelho LLR, Cunha CCA, Macedo M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade [Internet]. 2011;5(11):121-136. Available from: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906

(9) Soares, CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Integrative Review: Concepts And Methods Used In Nursing. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(2):335-45. https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020

(10) Souza EL, Lyra CO, Costa NDL, Rocha PM, Uchoa AC, organizadores. Metodologia da pesquisa: aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde. 2ª ed. Natal: EDUFRN; 2019. Available from: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27909

(11) Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

(12) Campanati FLS, Ribeiro LM, Silva ICR, Hermann PRS, Brasil GC, Carneiro KKG, et al. Clinical simulation as a Nursing Fundamentals teaching method: a quasi-experimental study. Rev Bras Enferm. 2022;75(2):e20201155. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1155

(13) Bortolato-Major C, Mantovani MF, Felix JVC, Boostel R, Mattei AT, Arthur JP, et al. Autoconfiança e satisfação dos estudantes de Enfermagem em simulação de emergência. REME - Rev Min Enferm. 2020;24:e-1336. https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200073

(14) Linn AC, Souza EN, Caregnato RCA. Simulation in cardiorespiratory arrest: assessment of satisfaction with the learning of nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e20200533. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0533

(15) Reis RK, Melo ES, Costa CRB. Simulation of Emergency Training for Nursing Students. Revista Cuidarte. 2020;11(2):e853. https://doi.org/10.15649/cuidarte.853

(16) Cabrera TAA, Kempfer SS. Clinical simulation in nursing teaching: student experience in Chile. Texto Contexto Enferm. 2020;29(Spe):e20190295. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2019-0295

(17) Vera PIR, Martini JG. Satisfaction of nursing students with a clinical simulation practice in hi-fi settings. Texto Contexto Enferm. 2020;29(spe): e20190348. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2019-0348

(18) Nadler CF, Pina JC, Schmidt SQ, Okido ACC, Fonseca LMM, Rocha PK, et al. Impact of high-fidelity simulation in pediatric nursing teaching: an experimental study. Texto Contexto Enferm. 2022;31:e20210410. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0410pt

(19) Rosa MEC, Pereira-Ávila FMV, Góes FGB, Pereira-Caldeira NMV, Sousa LRM, Goulart MCL. Positive and negative aspects of clinical simulation in nursing teaching. PESQUISA Esc Anna Nery. 2020;24(3). https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0353

(20) Frazon, JC, Meska MHG, Cotta Filho CK, Machado GCC, Mazzo A. Implications of the clinical practice in simulated activities: student satisfaction and self-confidence. REME- Rev Min Enferm [Internet]. 2020;24:e-1274. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1051252

(21) Pisciottani F, Rocha DF, Costa MR, Figueiredo AE, Magalhães CR. In situ simulation in cardiopulmonary ressuscitation: implications for permanent nursing education. Rev enferm UFPE; 2017;11(7):2810-5. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i7a23457p2810-2815-2017

(22) Silva JLG, Oliveira-Kumakura ARS. Clinical simulation to teach nursing care for wounded patients. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 4):1785-90. http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0170

(23) Teles MG, Mendes-Castillo AMC, Oliveira-Kumakura ARS, Silva JLG. Clinical simulation in teaching Pediatric Nursing: students’ perception. Rev Bras Enferm. 2020;73(2):e20180720. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0720

(24) Bellaguarda MLR, Knihs NS, Canever BP, Tholl AD, Alvarez AG, Teixeira GC. Realistic simulation as a teaching tool in critical situation communication in palliative care. PESQUISA Esc Anna Nery. 2010;24(3). https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0271

(25) Silva RP, Santos VS, Moraes JS, Andrade IRC, Abreu RNDC, Freitas JG. Applicability of realistic simulation in nursing graduation: experience in incidents involving multiple victims. Rev baiana enferm [Internet]. 2020;34:e34648. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1115325

(26) Crescêncio PES, Conceição VM, Alves RA, Costa RRO, Almeida RGS, Mazzo A. Perception of studentes who participated role plays of simulated patients in simulated clinical activitie. Enferm Foco [Internet]. 2020;11(6):143-50. Available from: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/percepcao-estudantes-papeis-pacientes-simulados-atividades-clinicas-simuladas.pdf

(27) Nunes JGP, Amendoeira JJP, Cruz DALM, Lasater K, Morais SCRV, Carvalho EC. Clinical judgment and diagnostic reasoning of nursing students in clinical simulation. Rev Bras Enferm. 2020;73(6):e20180878. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0878

(28) Fernandes RM, Carino ACC, Fernandes MICD, Tinôco JDS, Ribeiro HCTC, Lira ALBC. Teaching cardiovascular physical examination in nursing: clinical simulation. Rev Bras Enferm. 73(6):e2019-0530. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0530

(29) Silva PS. Simulated scenes: a pedagogical experiment to reflect about conflict management in nursing care. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 5):e20200025. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0025

(30) Oliveira SN, Massaroli A, Martini JG, Rodrigues J. From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching. Rev Bras Enferm. 2018;71(Suppl 4):1791-8. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0180

(31) Costa RRO, Medeiros SM, Coutinho VRD, Mazzo A, Araújo MS. Satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students: Randomized clinical trial. PESQUISA Esc Anna Nery. 2020;24(1). http://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0094

(32) Souza CC, Santos WG, Salgado PO, Prado Junior PP, Toledo LV, Paiva LC. Evaluating the “satisfaction” and “self-confidence” in nursing students in undergoing simulated clinical experiences. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03583. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018038303583

Publicado

07.07.2023

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

1.
Souza N dos R, da Silva RS, Suto CSS, Costa LEL. Teatro como metodologia formativa na graduação em enfermagem. Rev Enf Contemp [Internet]. 7º de julho de 2023 [citado 29º de abril de 2024];12:e5183. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)