Competências colaborativas à formação do estudante: análise segundo domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel

Wilton Nascimento Figueredo, Renata Meira Veras, Gilberto Tadeu Reis da Silva

Resumo


OBJETIVO: Analisar, segundo os domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel, as competências colaborativas desenvolvidas pelo programa PermanecerSUS à formação dos estudantes de saúde. MÉTODO: Estudo qualitativo, sob a perspectiva da etnografia institucional, realizado em instituições de saúde públicas com estudantes, trabalhadores e usuários do sistema público de saúde. Os dados foram coletados por meio da observação participante e entrevista semiestruturada, e analisados com a análise de conteúdo temática, em consonância aos domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel. RESULTADOS: Participaram do estudo 60 pessoas, predominantemente do sexo feminino, divididas igualmente entre as unidades. Constatou-se que os indivíduos com menor idade e inseridos o mais precocemente em projetos interprofissionais, desenvolvem competências colaborativas com mais facilidade do que os trabalhadores dos serviços de saúde já atuantes dos serviços. CONCLUSÃO: O PermanecerSUS favorece aos estudantes ética/valores para a prática profissional, trabalho em equipe e corresponsabilidade.  Entretanto, é preciso desenvolver entre os trabalhadores dos serviços de saúde a competência da comunicação interprofissional.


Palavras-chave


Relações interprofissionais. Comportamento cooperativo. Educação Superior. Educação Baseada em Competências. Desenvolvimento de pessoal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3663

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Wilton Nascimento Figueredo, Renata Meira Veras, Gilberto Tadeu Reis da Silva

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta revista foi indexada e/ou catalogada nas seguintes bases de dados:

DOAJ          ROAD          FUNADESP                    

 

Revista Enfermagem Contemporânea | ISSN: 2317-3378

Site atualizado em 03/01/2020

Licença Creative Commons