Percepções de mães adolescentes sobre aleitamento materno

Autores

  • Ruth Silva lima da Costa União Educacional do Norte - UNINORTE
  • Elissandra Tainá da Costa Rocha
  • Eliza Lima de Oliveira
  • Melissa Maria Lima Chaves

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3355

Palavras-chave:

Adolescente. Aleitamento materno. Desmame. Percepção.

Resumo

OBJETIVO: Evidenciar as percepções de mães adolescentes frente à prática do aleitamento materno. MÉTODO: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa realizado junto a 10 mães adolescentes acompanhadas em uma unidade de saúde do Acre. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e a análise pela técnica de análise do conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Estruturado em três categorias: Conhecimento da mãe adolescente sobre o aleitamento materno; Realização de consultas de pré-natal e recebimento de orientações pelos profissionais de saúde sobre a importância de amamentar; e Dificuldades encontradas frente ao ato de amamentar. Para a maioria das adolescentes, o leite materno é muito importante, pois fornece ao bebê os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento saudável. A maioria não lembrava a quantidade de consultas de pré-natal realizadas e afirmou ter recebido poucas orientações do profissional de saúde frente à temática. As principais dificuldades encontradas no ato de amamentar foram, a pega incorreta, fissuras mamilares, dores durante a mamada e a rejeição do bebê ao peito. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As adolescentes demostraram possuir conhecimentos sobre a amamentação, porém acompanhamento insuficiente pelos profissionais de saúde, ficando evidente a necessidade de implementação de ações capazes de atender as necessidades desta população para evitar o desmame precoce.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Silva lima da Costa, União Educacional do Norte - UNINORTE
    Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Ciências da Saúde também pela UFAC. Atua como Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Acre ( SESACRE), no cargo de Gerente da Unidade Técnica de Saúde e como Docente nos cursos de Medicina e Enfermagem da União Educacional do Norte ? UNINORTE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, Atenção Integral á Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Saúde Coletiva. É revisora de periódicos científicos na área de saúde coletiva. Atualmente tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse em produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e cicatrização de feridas.

Downloads

Publicado

24.03.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
da Costa RS lima, Rocha ET da C, de Oliveira EL, Chaves MML. Percepções de mães adolescentes sobre aleitamento materno. Rev Enf Contemp [Internet]. 24º de março de 2021 [citado 26º de abril de 2024];10(1):60-6. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3355

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)