Processo de trabalho de supervisão de enfermagem em policlínicas: limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.3115

Palavras-chave:

Enfermagem. Supervisão de enfermagem. Centros de saúde. Administração de serviços de saúde. Organização e administração.

Resumo

OBJETIVO: Descrever os limites e as possibilidades do processo de trabalho de supervisão de enfermagem em policlínicas. MÉTODO: Estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, realizado em cinco policlínicas de uma grande cidade do Estado da Bahia, Brasil. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com as cinco supervisoras de enfermagem e analisadas pela de técnica análise de conteúdo. RESULTADOS: As supervisoras de enfermagem relataram como principais limites para o seu trabalho a resistência da equipe em participar de eventos educativos, relação precária entre demandas de usuários, insuficiência no quantitativo da equipe de enfermagem, dificuldade na regulação de usuários, recursos humanos e financeiros ineficazes. Entre as possibilidades foram relatadas a comunicação, o relacionamento interpessoal e a boa articulação entre a gestão e coordenação. CONCLUSÃO: Os limites encontrados ratificam as dificuldades encontradas na gestão dos serviços de saúde, assim como atestam a complexidade e necessidade da supervisão de enfermagem em promover boas práticas para um cuidado qualificado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lidiana Almeida Sacramento, Pesquisadora independente
    Enfermeira. Pós-graduada em UTI e Emergência
  • Wilton Nascimento Figueredo, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Enfermeiro. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade UFBA. Doutor em Enfermagem UFBA. Professor na Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Lúcia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Enfermeira. Mestra em Enfermagem UFBA. Doutora em Enfermagem USP. Professora na Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Tássia Teles Santana de Macêdo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem UFBA. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Elionara Teixeira Boa Sorte Fernandes, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII
    Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem UFBA. Professora na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII

Publicado

22.10.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Sacramento LA, Figueredo WN, Servo MLS, Macêdo TTS de, Fernandes ETBS. Processo de trabalho de supervisão de enfermagem em policlínicas: limites e possibilidades. Rev Enf Contemp [Internet]. 22º de outubro de 2020 [citado 25º de abril de 2024];9(2):238-45. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3115