A primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2914

Palavras-chave:

Enfermeiras e enfermeiros. Exercício profissional. Atenção Primária à Saúde. Mercado de trabalho. Desempenho profissional.

Resumo

OBJETIVO: Descrever a primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica. MÉTODO: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2019 por meio de uma entrevista semisestruturada aplicada a nove enfermeiros atuantes em Unidades de Saúde da Família de Monte Azul, Minas Gerais. RESULTADOS: A primeira experiência profissional na Atenção Básica é um desafio e oportunidade para afirmação da identidade profissional. Gera ansiedade, medo e insegurança. As dificuldades têm relação com a pouca familiaridade dos profissionais com os atributos da Atenção Básica, ao gerenciamento e ao cuidado assistencial. CONCLUSÃO: Apesar de ser um desafio a primeira experiência profissional na Atenção Básica pode oportunizar ao Enfermeiro o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades fundamentais para o crescimento profissional, mesmo quando o profissional já tem outra experiência profissional que não neste campo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (FAVENORTE).

Carolina Cardoso dos Anjos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduanda em Enfermagem, Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.

Leandro Pereira da Silva, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduando em Enfermagem, Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.

Lyliane Martins Campos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Especialista em Saúde da Família e Docência na Saúde, Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.

Maiza Barbosa Caldeira, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Especialista em Enfermagem do Trabalho e Docência na Saúde, Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Dias, E. G., Anjos, C. C. dos, Silva, L. P. da, Campos, L. M., & Caldeira, M. B. (2020). A primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica. Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 218–224. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2914

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)