Produção científica dos discentes do curso de medicina de uma instituição privada: um estudo transversal

Autores

  • Samantha Almeida Máximo União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4955-3111
  • Alice Santos Bastos União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3539-8760
  • Alexandry Libiny Souza Nunes União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6236-5337
  • Regiane Patrícia Oliveira Miranda União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9479-7177
  • Cristina Aires Brasil União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7563-9947
  • Amanda Queiroz Lemos União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura – UNIME (Lauro de Freitas). Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5487-3080

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5461

Palavras-chave:

Currículo, Educação Médica, Pesquisa, Indicadores de Produção Científica

Resumo

INTRODUÇÃO: Embora seja garantido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, o estímulo à produção científica não é visto na prática em grande parte das universidades particulares no Brasil. OBJETIVO: Quantificar a produção científica dos discentes a partir do componente curricular obrigatório em prática de pesquisa no curso de Medicina em uma instituição privada de Lauro de Freitas, Bahia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal. A coleta de dados foi realizada por um questionário on-line, via plataforma Google Forms®. Foram incluídos discentes do curso de Medicina que cumpriram a carga horária total do componente curricular obrigatório, e foram avaliadas a produção científica e a experiência com pesquisa dos estudantes. RESULTADOS: 100 alunos responderam ao questionário, dos quais a maioria (96%) possui Currículo Lattes, porém apenas 28 o alimentam periodicamente. Todos participaram de eventos e/ou congressos, 27 apresentaram trabalhos científicos no último ano e 26 relataram participar de grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. Dentro do período estudado, foram 32 (46,4%) artigos publicados e 14 artigos publicados em periódicos científicos indexados de impacto nacional, observando um aumento na qualidade das publicações ao longo dos anos. Houve um aumento de 280% no número de discentes contemplados pela Bolsa de Iniciação Científica, principalmente como voluntários. CONCLUSÃO: Em cinco anos foram produzidos 69 projetos e gerados 32 (46,4%) publicações científicas. Um aumento de 280% no número de alunos contemplados por bolsas de iniciação científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Soares JMA, Rios JVLG, Maia JM, Rigo TM, Araújo DRF, Camuñas GC. Medical undergraduate research: scientific production from a compulsory subject. Rev. Med. 2020;99(6):531-7. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i6p531-537

(2) Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014 (Brasil). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e de outras providências. [Internet]. Diário Oficial da União. 2014 jun. 23. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/legislacao/resolucoes/rces003_14.pdf/view

(3) Rocha LB, Oliveira IP, Silva MOM, Rezende MC, Santos RAS, Coelho CM, et al. Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges. Braz J Hea Rev. 2019;2(6):5445-56. https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-046

(4) Guedes HTV, Guedes JC. Student Evaluation of the Activity — “Research Project for Course Completion” as Final Stage of the Scientific Research Axis in a Medical School. Rev Bras Educ Med. 2012;36(2):162-71. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400003

(5) Al-Busaidi IS, Tarr GP. Dissemination of results from medical student public health research training and factors associated with publication. Postgrad Med J. 2018;94(1112):330-4. https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2017-135361

(6) Moraes DW, Jotz M, Menegazzo WR, Menegazzo MS, Veloso S, Machry MC, et al. Interest in research among medical students: Challenges for the undergraduate education. Rev Assoc Med Bras. 2016;62(7):652-8. https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.07.652

(7) Bonilla-Escobar FJ, Bonilla-Velez J, Tobón-García D, Ángel-Isaza AM. Medical student researchers in Colombia and associated factors with publication: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2017;17(1):254. https://doi.org/10.1186/s12909-017-1087-9

(8) Figueiredo WPS, Moura NPR, Tanajura DM. Research and non-degree projects actions, and scientific attitudes of undergraduate students from healthcare areas. Arqu Ciênc Saúde. 2016;23(1):47-51. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.23.1.2016.197

(9) Khan H, Khawaja MR, Waheed A, Rauf MA, Fatmi Z. Knowledge and attitudes about health research amongst a group of Pakistani medical students. BMC Med Educ. 2006;6:54. https://doi.org/10.1186/1472-6920-6-54

(10) Oliveira CC, Souza RC, Abe EHS Móz LES, Carvalho LR, Domingues MA. Undergraduate research in medical education: a descriptive study of students' views. BMC Med Educ. 2014;14:51. https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-51

(11) Waaijer CJF, Ommering BWC, Wurff LJ, Leeuwen TN, Dekker FW, NVMO Special Interest Group on Scientific Education. Scientific activity by medical students: the relationship between academic publishing during medical school and publication careers after graduation. Perspect Med Educ. 2019;8(4):223-9. https://doi.org/10.1007/s40037-019-0524-3

(12) Huang Q, Yue Z, Lin J, Zhang Y, Yuan S, Zhuang Q, et al. The effect and influence of undergraduate research on medical undergraduates in China. Biochem Mol Biol Educ. 2019;47(1):47-50. https://doi.org/10.1002/bmb.21194

(13) Siemens DR, Punnen S, Wong J, Kanji N. A survey on the attitudes towards research in medical school. BMC Med Educ. 2010;10:4. https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-4

(14) Hunskaar S, Breivik J, Siebke M, Tømmerås K, Figenschau K, Hansen JB. Evaluation of the medical student research programme in Norwegian Medical Schools. A survey of students and supervisors. BMC Med Educ. 2009;9(1):43. https://doi.org/10.1186/1472-6920-9-43

(15) Jacobs CD, Cross PC. The value of medical student research: the experience at Stanford University School of Medicine. Med Educ. 1995;29(5):342-6. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1995.tb00023.x

Publicado

22.03.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Máximo SA, Bastos AS, Nunes ALS, Miranda RPO, Brasil CA, Lemos AQ. Produção científica dos discentes do curso de medicina de uma instituição privada: um estudo transversal. Intern J Educ H [Internet]. 22º de março de 2024 [citado 13º de maio de 2024];8:e5461. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5461

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)