Educação médica e desafios pós-pandemia: onde estamos agora?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e5210

Palavras-chave:

Educação Médica, Tecnologia de Informação, COVID 19

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 foi um ponto de inflexão em vários aspectos. A educação médica foi fortemente impactada por esse fenômeno mundial e, hoje, enquanto tenta se recuperar desses tempos difíceis e “voltar ao normal”, se enfrenta com novas questões e desafios, pois nem os alunos, nem os professores são os mesmos de antes. No entanto, tanto os problemas quanto os desafios se apresentam como oportunidades de melhoria, e as soluções criativas são incentivadas. OBJETIVO: Os autores pretendem apresentar uma visão geral dos desafios pós-pandêmicos na educação médica e possíveis soluções e recursos. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados online como ERIC (Education Resources Information Center), LILACS, PubMed e Google Scholar usando palavras-chave da terminologia MeSH. Os artigos que melhor se correlacionaram com o objetivo foram selecionados para serem apresentados em uma revisão narrativa. RESULTADOS: A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a mudança das metodologias de ensino, o impacto da pandemia na saúde mental e nas competências transversais são alguns dos principais problemas que a educação médica enfrenta após a COVID-19. Ferramentas emergentes podem ser úteis tanto para professores quanto para alunos no enfrentamento dessas questões. CONCLUSÃO: A pandemia de COVID-19 criou desafios tanto para os alunos quanto para os educadores, não apenas no nível técnico e acadêmico, mas também no âmbito pessoal e emocional. Esses desafios são apresentados como oportunidades de melhoria à medida que fazemos a transição para tempos pós-pandêmicos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Ministerio de Educación Nacional (Colombia). Decreto nº 1295, de abril 20 de 2010 (Colombia). Por el cual se reglamenta el registro calificado de que trata la Ley 1188 de 2008 y la oferta y desarrollo de programas académicos de educación superior [Internet]. Diario Oficial. 2010 abr, 21. Available from: https://www.mineducacion.gov.co/portal/normativa/Decretos/229430:Decreto-No-1295-de-abril-20-de-2010

(2) Flores-Quiroga R. COVID-19 an oportunnity or a disaster for undergraduate medical education?. Rev. Fac. Med. Hum. 2021;21(2):468-9. https://doi.org/10.25176/RFMH.v21i2.3617

(3) Abreu-Hernández LF, León-Bórquez R, García-Gutiérrez JF. Pandemia de COVID-19 y educación médica en Latinoamérica. FEM [Internet]. 2020;23(5):237-42. Available from: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2014-98322020000600002

(4) Colás-Bravo P. Challenges of Educational Researchafter the COVID-19 Pandemic. Rev. Invest. Educ. 2021;39(2):319-33. https://doi.org/10.6018/rie.469871

(5) Duque-Echeverri L, Cuartas-Agudelo YS, Saavedra-Valencia ME, Castañeda-Placio S, Martínez-Sánchez LM. The use of international collaborative online learning methodology in a medical course – a learning experience. Intern J Educ H. 2023;7:e4974. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4974

(6) Martínez JEEGL, Ulibarri LAS, Macías JLG, Tapia JDL, Mussi AYS, Sáenz OGG. The challenges of medical education in Mexico. ARS med. 2021;46(4):77-83. https://doi.org/10.11565/arsmed.v46i4.1849

(7) Rose S. Medical student education in the time of COVID-19. JAMA. 2020;323(21):2131-2. https://doi.org/10.1001/jama.2020.5227

(8) Garcia-López G, Roque-Pérez L, Rosa-Hernández N, Blanco-Barbeito N. A new environment in medical education in post-COVID-19 times. Edumecentro [Internet]. 2022;14:e1674. https://revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/1674

(9) Boelen C, Woolllard R. Consenso global sobre la responsabilidad social de las facultades de Medicina. Educ Med. 2011;14(1):7-14. http://dx.doi.org/10.4321/S1575-18132011000100004

(10) Alemán I, Vera E, Patiño-Torres M. COVID-19 and medical education: Challenges and opportunities in Venezuela. Educ Med. 2020;21(4):272-6. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2020.06.005

(11) Ahmed H, Allaf M, Elghazaly H. COVID-19 and medical education. Lancet Infect Dis. 2020;20(7):777-8. https://doi.org/10.1016/s1473-3099(20)30226-7

(12) Moreno C. The construction of the knowledge: a new approach of the current education. Sophia. 2012;(13):251-67. https://doi.org/10.17163/soph.n13.2012.10

(13) Varela MPR, Martínez-Sánchez LM, Arias SP, Luna IF, Giraldo GA, Chica JI Perception of undergraduate medical students regarding the use of Information and Communication Technologies. Intern J Educ H. 2022;6:4404. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4404

(14) Santos LM, Grisales D, Suero-Rico J. Perception and Technological Accessibility of University Students in Southwest of the Dominican Republic during Covid-19. RIEJS. 2021;10(1):145-65. https://doi.org/10.15366/riejs2021.10.1.009

(15) Manrique-Gutiérrez G, Motte-García E, Naveja-Romero J, Sánchez-Mendiola M, Gutiérrez-Cirlos C. Changes and strategies of medical education in response to the COVID-19 pandemic. Inv Ed Med. 2021;10(39):79-95. https://doi.org/10.22201/fm.20075057e.2021.39.21360

(16) Khalili H. Online interprofessional education during and post the COVID-19 pandemic: a commentary. J Interprof Care. 2020;34(5):687-90. https://doi.org/10.1080/13561820.2020.1792424

(17) Al-Balas M, Al-Balas HI, Jaber HM, Obeidat K, Al-Balas H, Aborajooh EA, et al. Distance learning in clinical medical education amid COVID-19 pandemic in Jordan: current situation, challenges, and perspectives. BMC Med Educ. 2020;20(341). https://doi.org/10.1186/s12909-020-02257-4

(18) Agarwal S, Sabadia S, Abou-Fayssal N, Kurzweil A, Balcer LJ, Galetta SL. Training in neurology: Flexibility and adaptability of a neurology training program at the epicenter of COVID-19. Neurology. 2020;94(24):e2608-e2614. https://doi.org/10.1212/wnl.0000000000009675

(19) Pather N, Blyth P, Chapman JA, Dayal MR, Flack NAMS, Fogg QA, et al. Forced Disruption of Anatomy Education in Australia and New Zealand: An Acute Response to the Covid-19 Pandemic. Anat Sci Educ. 2020;13(3):284-300. https://doi.org/10.1002/ase.1968

(20) Sidpra J, Gaier C, Reddy N, Kumar N, Mirsky D, Mankad K. Sustaining education in the age of COVID-19: a survey of synchronous web-based platforms. Quant Imaging Med Surg. 2020;10(7):1422-7. https://doi.org/10.21037%2Fqims-20-714

(21) Smigelski M, Movassaghi M, Small A. Urology Virtual Education Programs During the COVID-19 Pandemic. Curr Urol Rep. 2020;21(12):50. https://doi.org/10.1007%2Fs11934-020-01004-y

(22) Sierra-Fernández CR, López-Meneses M, Azar-Manzur F, Trevethan-Cravioto S. Medical Education during the health contingency by COVID-19: Lessons for the future. Arch Cardiol Mex. 2020;90(Suppl):50-5. https://doi.org/10.24875/acm.m20000073

(23) Govender L. (2022) Post-pandemic: teaching with kindness. Med Teach. 2022;44(7):812-813. https://doi.org/10.1080/0142159x.2022.2072719

Publicado

16.08.2023

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

1.
Estrada VV, Martínez AH, Sánchez LMM. Educação médica e desafios pós-pandemia: onde estamos agora?. Intern J Educ H [Internet]. 16º de agosto de 2023 [citado 13º de maio de 2024];7:e5210. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)