O uso da metodologia de aprendizagem online colaborativa internacional em um curso médico - uma experiência de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4974

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Educação médica, Pandemia de Covid-19, Educação, Distância, Pesquisa Interdisciplinar

Resumo

INTRODUÇÃO: A metodologia Collaborative Online International Learning (COIL) utiliza uma estratégia chamada "Mirror classroom", na qual dois ou mais professores e alunos de diferentes instituições de ensino podem partilhar um curso através da utilização de ferramentas tecnológicas. A ascensão da metodologia COIL aumentou devido à pandemia COVID-19, uma vez que as Instituições de Ensino Superior tiveram de desenvolver estratégias de apoio em formatos digitais para dar continuidade aos processos de mobilidade acadêmica. OBJETIVO: O objetivo deste artigo é apresentar a estratégia COIL como um método educativo híbrido que facilita a aprendizagem e a interação entre pares em uma turma da Faculdade de Medicina de uma Universidade na Colômbia. METODOLOGIA: Para a realização da experiência de colaboração, os estudantes com os seus grupos devem realizar uma pesquisa bibliográfica em bases de dados (PubMed, Science Direct e Embase), referente ao tema em discussão relacionado com genes, nutrição e obesidade. Com base na informação que compilaram, terão de criar um infográfico criativo na qual exporão a importância da expressão genética e a sua relação no processo de obesidade. Finalmente, fazer um vídeo expondo os resultados da investigação levada a cabo. CONCLUSÃO: A metodologia de trabalho colaborativo internacional é uma estratégia educacional que permite o desenvolvimento de competências transversais em estudantes e professores, o desenvolvimento de competências de trabalho em equipe, entre muitos outros. Este tipo de educação permite relações interpessoais com pessoas que estão em diferentes locais em todo o mundo.

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Publicado

03.05.2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Duque-Echeverri L, Cuartas-Agudelo YS, Saavedra-Valencia ME, Castañeda-Palacio S, Martínez-Sánchez LM. O uso da metodologia de aprendizagem online colaborativa internacional em um curso médico - uma experiência de aprendizagem. Intern J Educ H [Internet]. 3º de maio de 2023 [citado 16º de dezembro de 2024];7:e4974. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4974

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