Do laboratório de hematologia à prática clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4826

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Educação Médica, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

INTRODUÇÃO: É importante que o estudo da prática médica seja um processo contínuo em que conhecimentos, competências e atitudes sejam gerados por meio de estratégias como o PBL (problem-based learning), que se efetiva por meio da análise de casos clínicos. OBJETIVO: Descrever a experiência da estratégia de aprendizagem baseada em problemas nos laboratórios de hematologia de nossa instituição, para melhorar o processo de aprendizagem e e prática de campo clínico. METODOLOGIA: Após o desenvolvimento das práticas laboratoriais, os casos clínicos são feitos e explicados aos alunos pela equipe de professores, depois os alunos têm tempo para analisá-los e então são propostas diversas questões de revisão para orientar o aluno no estudo do caso proposto, sob a metodologia PBL. Uma vez explicada a atividade para a turma, eles formam equipes que facilitam a troca de conhecimentos e ideias. RESULTADOS: evidenciou-se uma melhor compreensão da teoria sobre os laboratórios de hematologia após a resolução de casos clínicos. CONCLUSÃO: A correlação clínico-básica na prática laboratorial de hematologia é uma questão importante para o correto desenvolvimento de competências e atitudes através de uma metodologia mais didática, para que os alunos possam finalmente atuar e se aprimorar no âmbito médico e acadêmico.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Sánchez CD, Sánchez LMM, Echeverri LD. Do laboratório de hematologia à prática clínica. Intern J Educ H [Internet]. 4º de abril de 2023 [citado 16º de dezembro de 2024];7:e4826. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4826

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