O Processo da Lei e da Ciência: uma experiência de aprendizagem através da encenação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4379

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Processos Grupais, Drama e Encenação, Ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: A aprendizagem baseada em problemas e a encenação permitem aos estudantes desenvolver um papel ativo em seu processo de aprendizagem e fazê-los implementar conceitos teóricos adquiridos na aula num ambiente prático. MÉTODOS: O grupo de estudantes foi dividido em dois grupos, o primeiro representando a família do paciente e o segundo representando a companhia de seguros do paciente. Cada grupo defende os seus interesses, a família defende a necessidade de terapia genética e a companhia de seguros defende as limitações que podem ocorrer com ela. OBJETIVO PRINCIPAL: Neste artigo, apresentamos uma experiencia de ensino pautada na encenação e na aprendizagem baseada em problemas desenvolvida para a aula de Biologia Molecular na Faculdade de Medicina duma universidade colombiana, na qual os estudantes são solicitados a atuar em papeis específicos num processo judicial simulado. RESULTADOS: Como muitos conceitos ensinados nas aulas são esquecidos facilmente, o Processo de Terapia Genética “a Lei e a Ciência” foi desenvolvido para fazer da aprendizagem um processo mais didático e, assim, melhorar os resultados acadêmicos. Esta experiencia permite uma integração entre a teoria e a prática baseada no conhecimento dos estudantes da terapia genética, a sua base molecular, e as suas implicações clínicas. CONCLUSÃO: O processo é uma experiencia significativa que foi implementada por mais de 10 anos com apoio institucional. Os resultados acadêmicos da experiencia têm sido excepcionais, e os estudantes são motivados para desenvolver capacidades de comunicação assertiva e trabalho em equipe.

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Publicado

18.07.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Castañeda Palacio S, Herrera-Almanza L, Hernández Martínez A, Cuartas-Agudelo YS, Martinez-Sanchez LM. O Processo da Lei e da Ciência: uma experiência de aprendizagem através da encenação. Intern J Educ H [Internet]. 18º de julho de 2022 [citado 16º de dezembro de 2024];6:e4379. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4379

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