Fundamentos humanísticos na formação de estudantes de medicina: estudo de caso

Autores

  • Luiz Alberto Queiroz Escola Bahiana de Medicina e Saude Publica
  • Nara Lima Alexandre Médica Clínica Médica e Medicina do Trabalho, era vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1815

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Educação Médica, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: A medicina vem conquistando alto poder tecnológico, imprescindível para muitos diagnósticos e tratamentos atuais. Por outro lado, observa-se o distanciamento do médico do que deve ser seu instrumento de trabalho: a pessoa. A Escola Bahiana de Medicina vem implementando ações que visam integrar o estudante aos elementos subjetivos da prática médica, através de matérias como a Psicodinâmica da Clínica Médica. Objetivos: Retratar a realidade do ensino da disciplina  Psicodinâmica  na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; avaliar o desempenho da matéria Psicodinâmica, ministrada no 7° semestre do curso de medicina, bem como a necessidade do ensino de fundamentos humanísticos perante a comunidade discente dessa escola. Métodos: Estudo de caso realizado através de análise documental, entrevista com professor da matéria e aplicação de questionário. Após aprovação do Comitê de ética, aplicaram-se questionários contendo sexo, idade, ano do curso, perguntas referentes aos assuntos desenvolvidos na matéria tais quais relação médico-paciente, morte e morrer, vocação médica e humanização etc. Resultados: O objetivo da psicodinâmica é propiciar uma visão integral do paciente. Quanto aos questionários, foram respondidos por 124 alunos distribuídos entre as 4ª, 5ª e 6ª séries. 88,7% concordam que a matéria forneceu bases para estabelecer uma relação médico-paciente eficaz. 91,2% concordam que a matéria chamou atenção para o aspecto terapêutico que pode ter a relação médico-paciente. 99,2% concordam que para atender com humanidade é preciso primeiro, humanizar-se. 71% dos alunos concordam que a matéria ajudou a diminuir a angústia e a culpa por não poder curar todos seus pacientes. 86,3% dos alunos concordam com a necessidade do ensino de fundamentos humanísticos durante todo o curso. Conclusões: A Psicodinâmica da Clínica médica vem atingindo os objetivos propostos. Há necessidade do ensino de fundamentos humanísticos durante todo curso de medicina.

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Biografia do Autor

  • Luiz Alberto Queiroz, Escola Bahiana de Medicina e Saude Publica

    Professor Mestre Coordenador Clínica médica Ambulatorial

    professor Psicodinâmica da Clínica Médica ( Humanização Estudantes Medicina)

    ATUA ÁREA DE cLÍNICA mÉDICA, PSICOTERAPIA E PSICOSSOMÁTICA

  • Nara Lima Alexandre, Médica Clínica Médica e Medicina do Trabalho, era vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Médica Clínica Médica e Medicina do Trabalho, era vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

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Publicado

25.10.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Queiroz LA, Alexandre NL. Fundamentos humanísticos na formação de estudantes de medicina: estudo de caso. Intern J Educ H [Internet]. 25º de outubro de 2018 [citado 2º de abril de 2025];2(1):19-2. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/1815

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