Psicodrama e Acessibilidade: o olhar do psicodramatista com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3273

Palavras-chave:

Psicodrama. Psicoterapia. Acessibilidade. Deficiência visual.

Resumo

INTRODUÇÃO: É possível fazer psicodrama sem enxergar? Essa pergunta originou este aprofundamento de um relato das vivências de uma das autoras, estudante de psicologia, psicodramatista em formação e pessoa cega. OBJETIVOS: Apresenta-se, neste estudo, uma investigação teórica de cunho psicodramático, que discute o imagético versus simbólico no psicodrama e a espontaneidade como fator de inclusão, com o objetivo de debater a possibilidade de psicoterapeutas com deficiência visual serem diretores de psicodrama e as conservas culturais em relação à deficiência presentes no meio psicodramático. MÉTODOS: A metodologia utilizada foi a pesquisa de narrativa autobiográfica, a qual permite que o ponto de partida para a análise seja a percepção subjetiva do próprio sujeito, e a compreensão do relato foi viabilizada por meio de análise de conteúdo. RESULTADOS: Desse modo, a discussão dos dados pretendeu elucidar algumas conservas culturais no campo das psicoterapias, sobretudo psicodramáticas, bem como as possibilidades de desconstruí-las para viabilizar um psicodrama acessível e possível aos diretores com deficiência visual. CONCLUSÃO: Conclui-se pela emergência de pesquisas e ações que enfoquem as pessoas com deficiência para além da habilitação e reabilitação, ampliando-se o campo das psicoterapias para uma compreensão destes como sujeitos ativos nos fazeres psicológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Cardoso de Oliveira, Viver Mais Psicologia
    Graduada em Psicologia - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); psicodramatista nível I em formação - Viver Mais Psicologia.
  • Gabriela Pereira Vidal, Viver Mais Psicologia
    Pós graduanda em psicodrama Nível I (Viver Mais Psicologia) e Psicóloga (UNIBAVE).
  • Amanda Castro, Universidade do Extremo Sul Catarinense/ Universidade Estácio de Sá/ Viver Mais Psicologia
    Doutora em Psicologia (UFSC), Especialista em Desenvolvimento (UNIARA). Psicodramatista Didata Supervisora (Viver Psicologia Psicodrama). Professora de Psicologia (UNESC).

Downloads

Publicado

03.02.2021

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Psicodrama e Acessibilidade: o olhar do psicodramatista com deficiência visual. (2021). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(1), 221-230. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3273