Orientação profissional no ensino médio: revisão de estudos da psicologia brasileira

Autores

  • Helenizia Santos Sobral Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Sheyla Christine Santos Fernandes Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1804

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia Brasileira

Resumo

Tendo como temática a orientação profissional (OP) no ensino médio, elaboramos este artigo com o objetivo de realizar uma revisão sistemática sobre os estudos da psicologia brasileira acerca do referido tema. Para isso utilizamos cinco bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index Psi, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC e PsycINFO. Ao término da análise nos restaram 29 artigos, sendo 04 artigos teóricos e 25 artigos empíricos. As bases teóricas mais utilizadas foram a psicologia positiva e as teorias sociocognitiva e comunitária. Nos artigos empíricos verificamos que a temática mais frequente foi o uso de escalas, que visam mensurar a relação dos fatores por elas avaliados e a OP. Como exemplo dessas escalas podemos citar: Escala de Maturidade para Escolha Profissional- EMEP; Escala de Aconselhamento Profissional –EAP; e Escala de Atribuição e Eficácia para Atividades Ocupacionais – EAAOC. Os periódicos científicos que mais publicaram trabalhos sobre essa temática foram aqueles nos quais a OP é tema central de suas publicações. Ficou constatado que nos últimos anos as publicações envolvendo o tema tem diminuído consideravelmente se comparadas à década passada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helenizia Santos Sobral, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil.
  • Sheyla Christine Santos Fernandes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil. 

Downloads

Publicado

30.07.2018

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Orientação profissional no ensino médio: revisão de estudos da psicologia brasileira. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 288-312. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1804

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>