CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E FAMÍLIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

Autores

  • Crislaine Santos Borborema Faculdade Pio Décimo http://orcid.org/0000-0003-2611-4906
  • Fernanda Aguillera Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1209

Palavras-chave:

inclusão, psicologia, deficiência auditiva

Resumo

A lei brasileira de inclusão das pessoas com deficiência, sancionada em 2015, busca assegurar direitos fundamentais a essa parcela da população, visando a sua inclusão social e cidadania. Mas, na prática, essa tarefa está longe de ser consolidada. No caso específico das pessoas com deficiência auditiva e surdez, principalmente se congênitas ou adquiridas na infância, esbarra-se nas dificuldades de comunicação que, além de impactar a família desde o diagnóstico, muitas vezes limitam ou prejudicam o acesso desse público a uma diversidade de serviços, por despreparo dos próprios profissionais. O presente texto objetiva levantar essa discussão, direcionando-se aos desafios e contribuições da psicologia junto a criança com deficiência auditiva e seus familiares. Apresenta um breve panorama sobre tal deficiência no Brasil, as possíveis demandas e fazeres do psicólogo diante desses quadros, bem como os recursos adaptativos disponíveis. Ressalta, ainda, os ganhos do devido acompanhamento dos casos, como potencializar o desenvolvimento psicossocial e minimizar prejuízos decorrentes da deficiência, além do devido acolhimento e orientação aos pais, em favor da ressignificação das questões associadas ao problema que possam lhe trazer sofrimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Crislaine Santos Borborema, Faculdade Pio Décimo
    Graduanda pela Faculdade Pio Décimo 10º período de psicologia
  • Fernanda Aguillera, Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
    Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2013), com tese na área temática Orientação Profissional e Educação para a Carreira. Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Mestre em Educação Especial pela mesma universidade (2002). Docente da Universidade Federal de Sergipe (substituta), da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE, da Faculdade Estácio de Sergipe - FASE e da Faculdade Pio Décimo em Aracaju/SE. 

Downloads

Publicado

31.05.2017

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E FAMÍLIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA. (2017). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(2), 132-137. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1209