PERSONALIDADE DAS MÃES E GRAVIDADE DE SINTOMAS DE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NOS FILHOS

Autores

  • Lara Araújo Roseira Cannone BAHIANA
  • Ananda Evelin Genonádio da Silva Menezes UFBA
  • Lucas Almeida Santana Rocha Acadêmico de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, bolsista iniciação científica do LABIRINTO FAPESB/PIBIC (BOL0369/2014).
  • Saulo Leal Merelles Psiquiatra da Infância e Adolescência. Centro Especializado em Reabilitação, Obras Sociais Irmã Dulce (CER IV OSID)
  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho UFBA
  • Milena Pereira Pondé Escola Bahiana de Medicina e saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1197

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, personalidade, pais

Resumo

Introdução: Estudo prévio indica que a gravidade dos sintomas de TEA nos filhos parece estar positivamente associada com a gravidade dos sintomas de depressão e ansiedade de pais de crianças com TEA. Esse estudo tem como objetivo analisar a associação entre traços de personalidade das mães e gravidade dos sintomas de TEA nos filhos. Metodologia: a amostra do estudo foi selecionada entre pais de crianças diagnosticadas com autismo em instituições de atendimento a pessoas com TEA. As crianças foram diagnosticadas por profissionais da psiquiatria, segundo os critérios do DSM-5. No total foram incluídas 54 mães. O instrumento utilizado para avaliar os traços de personalidade das mães foi o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP). Resultados: alguns traços de personalidade se apresentaram de forma diferentes em mães de crianças com TEA Leve em relação a mães de crianças de sintomas de TEA Moderado ou Grave, especificamente intercepção, deferência, desempenho, exibição, autonomia e ordem. Os traços de assistência, afago, afiliação, agressão e mudança apresentaram baixa expressão em ambos os grupos. O traço de persistência foi o que apresentou maior prevalência de escores elevados nos dois grupos. Conclusão: Apesar de ser um estudo preliminar, com amostra pequena e sem grupo de comparação, este estudo pode servir como indicador para pesquisas futuras com populações maiores que possam esclarecer de forma mais confiável a associação entre traços de personalidade das mães e gravidade dos sintomas nos filhos com diagnóstico de TEA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lara Araújo Roseira Cannone, BAHIANA

    Acadêmica de Psicologia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Bolsista Iniciação Científica do LABIRINTO FAPESB/PIBIC.

  • Ananda Evelin Genonádio da Silva Menezes, UFBA

    Acadêmica de Psicologia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Bolsista Iniciação Científica do LABIRINTO FAPESB/PIBIC.

  • Lucas Almeida Santana Rocha, Acadêmico de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, bolsista iniciação científica do LABIRINTO FAPESB/PIBIC (BOL0369/2014).

    Acadêmico de Medicina Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, bolsista iniciação científica do LABIRINTO FAPESB/PIBIC (BOL0369/2014).

  • Saulo Leal Merelles, Psiquiatra da Infância e Adolescência. Centro Especializado em Reabilitação, Obras Sociais Irmã Dulce (CER IV OSID)

    Psiquiatra da Infância e Adolescência. Centro Especializado em Reabilitação, Obras Sociais Irmã Dulce (CER IV OSID)

  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho, UFBA

    PhD, Psicóloga, Professora Adjunta UFBA

Downloads

Publicado

31.05.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cannone, L. A. R., Menezes, A. E. G. da S., Rocha, L. A. S., Merelles, S. L., Coelho, M. T. Ávila D., & Pondé, M. P. (2017). PERSONALIDADE DAS MÃES E GRAVIDADE DE SINTOMAS DE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NOS FILHOS. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(2), 66-73. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1197