Desafios e potencialidades de programas de reorientação da formação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2400Palabras clave:
Pesquisa qualitativa. Ensino superior. Recursos humanos em saúde.Resumen
A formação em saúde no Brasil é norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e amparada pelos programas de reorientação da formação. Este trabalho objetivou identificar os desafios e potencialidades no processo de implementação dos programas Pró-Saúde e PET-Saúde em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil. Foi realizado uma pesquisa social exploratória estratégica de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia e, suas respectivas coordenadoras de curso de uma IES pública da região Centro-Oeste do Brasil. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática. A partir da análise surgiram duas categorias, desafios e potencialidades do processo de implementação de programas de reorientação da formação em saúde. Os resultados mostraram a necessidade de avançar no quesito articulação ensino/serviço/áreas de conhecimento e formação docente, mas em contrapartida foi positivo o apoio institucional, a boa relação professor/aluno, as possibilidades para melhorar a formação docente, entre outras características. Conclui-se que estes aspectos coexistem durante a implementação e desenvolvimento de programas que buscam pela reforma curricular e melhora na formação em saúde.