Desafios vivenciados por estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1900Palabras clave:
Estudantes universitários, Ensino Superior, Programas educacionaisResumen
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as dificuldades para cursar uma graduação em estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI), com bolsa integral, de uma universidade privada do Rio Grande do Sul/Brasil. A ideia para realização desta pesquisa surgiu a partir da constatação que a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a consequente bolsa do PROUNI não são suficientes para a manutenção nos estudos e finalização da graduação. Os alunos têm de administrar estudo, trabalho e família durante o curso superior. O método utilizado foi qualitativo e exploratório. Foram pesquisados 13 alunos, que participaram de grupo focal e responderam questionário sociodemográfico. As informações foram tratadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Elencou-se as categorias: (1) Antes de entrar na graduação e (2) Durante a graduação. Em relação à primeira categoria, os resultados indicaram, principalmente, dificuldades provenientes das famílias dos estudantes, que, em sua maioria, não os apoiavam para cursar a graduação, incentivando-os a seguir a mesma ocupação dos genitores. Já na segunda categoria estavam presentes majoritariamente dificuldades financeiras e de relacionamento, tanto com pares quanto com professores. Os participantes afirmaram que, apesar das dificuldades, o fato de ter planejamento, esforço e determinação para concretizar um curso de graduação pode fazer a diferença nas suas perspectivas de vida futura.