A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1898Palabras clave:
Atenção primária à saúde, Integralidade em saúde, Educação em saúde, Gestão em saúde, Assistência integral à saúdeResumen
O objetivo desta pesquisa foi compreender a integralidade pela ótica de estudantes de medicina e enfermagem inseridos na Atenção Primária à Saúde. Ela tem como pressuposto norteador que há necessidade de compreensão do cuidado nessa perspectiva pois apresenta impacto e relevância na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados oito estudantes e os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Emergiram três categorias temáticas: “A articulação entre teoria e prática favorece o ensino-aprendizagem sobre a integralidade”, “Cuidado centrado na pessoa e seu contexto familiar e comunitário permite o desenvolvimento da integralidade” e “Falta de estrutura da UPP e das Unidades de Saúde deixam lacunas na aprendizagem da integralidade”. Os resultados indicam que os estudantes vislumbram o ensino-aprendizagem tendo em vista a compreensão do cuidado na perspectiva da integralidade.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-03-28
Número
Sección
Artículos Originales
Cómo citar
dos Santos Gomes, T. L. C., Higa, E. de F. R., Passos, A. H. R., Mayo Soares, M. O., Otani, M. A. P., & Alves Souto, B. G. (2018). A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na atenção primária à saúde. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(1), 81-88. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1898