A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE, DE SALVADOR – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1205Palabras clave:
Política de Saúde, Humanização da Assistência, Diretrizes, Acolhimento, PsicologiaResumen
Introdução: Este artigo discute sobre a humanização do atendimento psicológico na rede pública de saúde de Salvador – Bahia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a aplicabilidade da proposta da Política Nacional de Humanização (PNH), a partir do atendimento psicológico, bem como analisar as diretrizes acolhimento e clínica ampliada sob a ótica da referida política. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que consistiu em um estudo descritivo e exploratório, que utilizou o método da história oral e a técnica de análise temática do seu conteúdo. Para a coleta de dados, optou-se por entrevistas com os psicólogos, em unidades da rede pública de saúde. Resultados e discussão: Os resultados demonstraram que os profissionais de psicologia identificam e relacionam a diretriz acolhimento em suas práticas de atendimento. Identificam a clínica ampliada, mas não relacionam plenamente a referida diretriz, ao seu campo de atuação; os entrevistados consideram humanizado o seu atendimento prestado ao usuário, no entanto, o atendimento psicológico, apresenta algumas deficiências locais, como falhas na rede de atenção à saúde e no acolhimento com resolutividade. Considerações finais: Dessa forma, este estudo demonstrou que, no campo da pesquisa, o atendimento psicológico não atende aos princípios da PNH e, salientou, a importância da intensificação dos investimentos da gestão em saúde; a ampliação da discussão sobre a PNH, no âmbito da formação acadêmica do psicólogo e, em especial, a capacitação para os profissionais de saúde, nesse caso, para o autoconhecimento em relação ao trabalho e desenvolvimento almejado.