Representações sociais de psicoterapia on-line para psicólogos clínicos na pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e4613

Palavras-chave:

Psicoterapia on-line, Internet, Representações sociais

Resumo

INTRODUÇÃO: Os serviços tecnológicos tiveram um crescimento exponencialmente acelerado nos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia coronavírus. Entre esses serviços estão aqueles relacionados à saúde, como a psicoterapia online. OBJETIVO: Esse estudo buscou compreender as representações sociais associadas ao atendimento online pelos psicólogos clínicos. MÉTODO: Utilizou-se como instrumentos: 1) teste de associação livre de palavras para investigação das representações sociais da psicoterapia on-line; 2) questionário semiestruturado para investigação das práticas sociais e atitudes relativas ao objeto; 3) questionário contendo questões de caracterização dos participantes e itens sobre o posicionamento atitudinal frente ao objeto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os participantes foram 151 psicólogos residentes no Brasil, acessados pela técnica snowball. Para análise utilizou-se os softwares SPSS, EVOC 2000 e IRaMuTeQ. Como resultados pode-se destacar a representação social da psicoterapia online muito relacionada a aspectos de facilidade, acesso e conexão, que parecem estar relacionadas a possibilidades de alcance de alguns grupos sociais, atrelados ao vínculo e acolhimento necessários neste serviço. Estas representações parecem também como ancoradas nas de psicoterapia presencial. CONCLUSÃO: Conclui-se que no momento desta pesquisa os profissionais estavam voltados à adaptação da psicoterapia presencial para a psicoterapia on-line e destaca-se a importância da ampliação dos conhecimentos sobre esse novo setting psicoterapêutico.

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Publicado

28.04.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Representações sociais de psicoterapia on-line para psicólogos clínicos na pandemia Covid-19 . (2023). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 12, e4613. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e4613