SIMPLIFIED TRAINING TIMES, HOW TO GO BEYOND WHAT HAS BEEN LAID OUT?

Authors

  • Maria das Graças de Oliveira Santiago Universidade Federal da Bahia
  • Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Bahia e Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM/Instituto de Saúde Coletiva- UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.895

Keywords:

Psychology, Formation, Education, Human rights, Psychology in graduation

Abstract

Quem tem sede, necessita de água limpa; quem tem fome, precisa de comida substanciosa para alimentar o corpo. Mas são tantas as nossas sedes e ambiciosas as nossas necessidades alimentares que é preciso entrar no campo dos desejos e esperanças, das ansiedades e realizações, dos prazeres e desprazeres desta vida, tão severina para uns e tão estrelada para outros. É preciso pensarmos então em como ir além do que está posto; como poderemos seguir viagem rumo a uma Psicologia e Educação contra a barbárie. Nesse sentido, a questão central que se coloca é: de quais instrumentos potentes dispõe o nosso rico saber psicológico para contribuir com o rompimento do instituído e com todas as formas de humilhação social existentes?

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria das Graças de Oliveira Santiago, Universidade Federal da Bahia
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Educação – Faculdade de Educação (UFBA). Coordenadora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Bahia (ABEP Bahia). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia numa perspectiva crítica - UFBA.
  • Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Bahia e Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM/Instituto de Saúde Coletiva- UFBA)

    Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Bahia e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM/Instituto de Saúde Coletiva- UFBA). Atua como Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico (AT) na perspectiva da Clínica Ampliada.

Published

05/18/2016

Issue

Section

Theoretical Essays

How to Cite

de Oliveira Santiago, M. das G., & Solaterrar da Silva Carneiro, U. (2016). SIMPLIFIED TRAINING TIMES, HOW TO GO BEYOND WHAT HAS BEEN LAID OUT?. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.895

Most read articles by the same author(s)

<< < 35 36 37 38 39 40