RELAÇÕES HUMANAS NA CONTEMPORANEIDADE: O OUTRO COMO OBJETO DE FETICHE

Autores

  • Angela Maria Pires Caniato Universida Estadual de Maringá
  • Marco Correa Leite Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.527

Palavras-chave:

Fetichismo, Contemporaneidade, Psicanálise, Teoria crítica

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado a respeito das relações humanas na contemporaneidade, sobre como essas relações estão sendo estabelecidas e quais as consequência no psiquismo dos indivíduos. Após análise de obras de autores da Psicanálise e da Teoria Crítica, foi encontrado um tipo de relação que está de acordo com as relações fetichistas nas quais as pessoas idealizam o outro como o objeto que traria imaginariamente uma satisfação impossível de se conseguir. Esse funcionamento do indivíduo está intimamente relacionado à sociedade contemporânea em que as ofertas de mercadorias tendem a suprir não uma necessidade real, mas um desejo inconsciente que nunca se satisfaz. Dessa forma, as relações humanas a partir da lógica do Capital fazem do outro um objeto idealizado tal qual se encontra nas relações entre indivíduo x mercadoria e, da mesma forma, sua nefasta consequência aumenta ainda mais o desamparo humano na sociedade contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Maria Pires Caniato, Universida Estadual de Maringá
     Atualmente é Professora do Curso de Mestrado em Psicologia -linha de Pesquisa Epistemolgia e Práticas Sociais - da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). . Atua como pesquisadora nos seguintes temas: Psicanálise;Indústria Cultural;Violência , Preconceitos Sociais e Subjetividade .É representante do Núcleo de Maringá da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).Possui experiência na área de Psicologia Clínica Psicanalítica e realiza atendimentos psicoterapêuticos sob esta linha teórico-metodológica.
  • Marco Correa Leite, Universidade Estadual de Maringá
    Mestrando em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, professor da graduação em Psicologia  na Univesidade Filadelfia e no Instituto de Ensino Superior de Londrina.

Downloads

Publicado

26.01.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

RELAÇÕES HUMANAS NA CONTEMPORANEIDADE: O OUTRO COMO OBJETO DE FETICHE. (2016). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 4(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.527