ATENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO

Autores

  • Wagner de Angeli Ferraz Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Isabella Regina G. de Queiroz Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Jehisa Pinheiro Santos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Jozélia de Abreu Testagrossa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maria Cândida Tavares Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Patrícia Lisboa Viana Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.42

Palavras-chave:

Núcleo de Atenção Psicopedagógica, Ensino Superior, Curso de Psicologia, Saúde Mental

Resumo

Este artigo aborda as ações do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA) voltadas à comunidade acadêmica, aqui tomadas em sua particularidade com o curso de Psicologia e com a formação do psicólogo.  O NAPP tem como objetivo geral promover a saúde mental na comunidade acadêmica, mediante ações interdisciplinares preventivas e assistenciais, a partir dos eixos pedagógico e clínico, articulados entre si pela Psicopedagogia. O núcleo estrutura suas atividades através dos atendimentos clínicos, das ações institucionais e do Programa de Acompanhamento aos Cursos, que engloba a atenção aos estudantes, aos professores e aos coordenadores de curso. Conta, para tanto, com uma equipe multiprofissional formada por pedagogos, psicólogos, psiquiatra e especialistas em Psicopedagogia. A metodologia utilizada é a analítico-descritiva, a partir do contexto de criação do núcleo e do registro de suas ações. A formação do psicólogo é uma experiência construída por muitos atores e tem no horizonte a autonomia do indivíduo. Na clínica do NAPP, as principais demandas dos estudantes de Psicologia coincidem com as dos demais cursos da instituição, bem como as manifestações clínicas prevalentes não diferem, epidemiologicamente, da população em geral.  A experiência do NAPP, nos últimos dez anos, vem consolidando um saber-fazer que se produz na atenção ao estudante universitário, o que permite afirmar a importância de um núcleo dessa natureza, no ensino superior, como também aponta para um diferencial nesse fazer, qual seja a fundamental articulação entre clínica e educação, enlaçada pela Psicopedagogia

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Publicado

02.12.2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ferraz, W. de A., G. de Queiroz, I. R., Pinheiro Santos, J., Testagrossa, J. de A., Cândida Tavares, M., & Lisboa Viana, P. (2012). ATENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 1(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.42

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