Depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida de estudantes de universidades pública e privada
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.e4038Palavras-chave:
Qualidade de vida, Ansiedade, Depressão, EstresseResumo
INTRODUÇÃO: Variáveis como depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida oferecem indicativos de saúde e doença de jovens, estudantes em fase de formação profissional, uma vez que representam quatro das dez principais causas de incapacidade no mundo. OBJETIVO GERAL: Avaliar e correlacionar a presença de sinais e sintomas de depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida de universitários de duas instituições, sendo uma pública e outra privada; OBJETIVOS: a) Caracterizar o perfil sociodemográfico; b) Avaliar sintomas de depressão, sinais de ansiedade e estresse e qualidade de vida geral; c) correlacionar as variáveis qualidade de vida, sinais e sintomas de ansiedade, depressão e estresse. MÉTODO: Pesquisa de cunho quantitativo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de dados socioeconômicos e culturais; WHOQOL Breve e EADS – Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse Os dados foram avaliados estatisticamente com auxílio do Programa SPSS– versão 2.0 para Windows. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 570 Universitários, 344 estudantes da Instituição Privada e 226 da Instituição Pública, dos gêneros feminino e masculino, entre 16 e 55 anos. Os resultados revelaram que não houve diferença significativa na qualidade de vida nos domínios Psicológico e Social de ambas as Instituições. Os domínios mais afetados, ou seja, aquele, em que os universitários encontram mais prejuízo é no que se referem ao domínio Físico e Meio Ambiente de ambas as Instituições. CONCLUSÃO: Assim sendo, observa-se que os estudantes obtiveram um grau leve de estresse, depressão e ansiedade em ambas as instituições. Ao correlacionar os domínios de qualidade de vida e as variáveis: ansiedade, depressão e estresse, observou-se que quanto maior a depressão, menor a qualidade de vida nos domínios psicológico e ambiental. A partir dos resultados, sugerem-se estudos mais aprofundados.
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