ENSAIO SOBRE A CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE E A EDUCAÇÃO/”DES-EDUCAÇÃO”

Autores

  • Marta Vanessa Oliveira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.215

Palavras-chave:

Desconstrução, Educação, Contemporaneidade

Resumo

A partir de uma frase proposta por J. Bronsky, escritor russo, em que cogita a “ameaça do novo”, a autora mostra um retrato do sujeito na atualidade e como as noções e compreensões teóricas impactam no cotidiano da educação. O presente ensaio propõe uma reflexão sobre a educação atual, dialogando com o pensamento teórico contemporâneo da filosofia e sociologia. A partir de autores como o filósofo francês Jacques Derrida, com sua teoria sobre a dialética dos opostos, em que discute a desconstrução de conceitos; Jean Baudrillard, sociólogo que estuda os impactos da comunicação e das mídias na sociedade e na cultura contemporâneas; e Herbert Marcuse, sociólogo e filósofo alemão, pertencente à Escola de Frankfurt, que se preocupa com o desenvolvimento descontrolado da tecnologia e o racionalismo dominante nas sociedades modernas. O ensaio é finalizado com reflexões acerca da dificuldade de educar uma criança em meio a todos os problemas contemporâneos discutido pelos autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01.05.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Oliveira de Souza, M. V. (2013). ENSAIO SOBRE A CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE E A EDUCAÇÃO/”DES-EDUCAÇÃO”. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.215