A residência como modalidade de formação em Psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Caio Rudá Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1964

Palavras-chave:

Formação do psicólogo, Internato e residência, Ensino superior

Resumo

Já consagrada na educação médica, a residência tem ampliado seu nicho e se constituído, nos últimos anos, como uma alternativa de treinamento especializado para todo o espectro de profissões da saúde, proporcionando uma rica experiência profissional vinculada a um aprofundamento teórico. Resultado da sua aproximação com o setor público de saúde, o campo da Psicologia, não tem fugido a esse fenômeno, assinalando o surgimento de cada vez mais possibilidades de residência para os profissionais que buscam se aproximar das mais diversas áreas e temas de atuação na saúde, como a saúde da família, saúde do idoso, saúde mental, urgências, nutrição clínica, oncologia e outros mais. Nesse sentido, o estudo apresenta, através de uma revisão integrativa da literatura, o estado da arte acerca da formação do psicólogo em programas de residência. Para tanto, o levantamento abrange publicações indexadas nas bases de dados Lilacs, SciELO e PePSIC, identificando as primeiras experiências de residência, bem como registrando sua evolução até os dias atuais em programas de caráter multiprofissional. Observa-se, ao fim e ao cabo, que a formação do psicólogo em programas de residência constitui uma experiência privilegiada, ampliando a sua inserção no setor saúde, em especial no Sistema Único de Saúde. No entanto, este ainda é um tema bastante incipiente, que não é priorizado na literatura mais ampla sobre a formação, carecendo de reflexões educacionais mais sólidas, de aportes teóricos e de estudos empíricos que possam dar conta da complexidade do fenômeno formativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caio Rudá, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Psicólogo e mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente e Coordenador de Curso de Psicologia do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

    0000-0002-4252-9979

Downloads

Publicado

28.08.2018

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Rudá, C. (2018). A residência como modalidade de formação em Psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(3), 442-452. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1964

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)