Associação entre a doença periodontal e a doença pulmonar obstrutiva crônica: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i2.1845Palavras-chave:
Doença periodontal, doença pulmonar obstrutiva crônica, periodontite crônica, saúde bucal, doenças respiratóriasResumo
Objetivo: realizar uma revisão acerca da associação da doença periodontal com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Metodologia e resultados: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. Os descritores em português foram selecionados no DeCS (BVS), “doença periodontal”, “doença pulmonar obstrutiva crônica” e “periodontite crônica”, e em inglês, no MeSH, “periodontal disease”, “chronic obstructive pulmonary disease” e “chronic periodontitis”. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, através dos portais PubMed, Capes e BVS, no período de 1999 a 2018. Foram selecionados 49 artigos e o relatório de consenso elaborado pela Iniciativa Global para DPOC (GOLD).
Conclusões: A DPOC é a quarta causa de morte no mundo e apesar do número crescente de publicações, poucos estudos foram realizados na América do Sul. Os estudos mostram que a DPOC e a doença periodontal possuem fatores de risco e comorbidades em comum e cuja associação pode acontecer pela presença de bactérias na cavidade oral (aspiradas ou via corrente sanguínea) e por serem, ambas, doenças inflamatórias de caráter essencialmente neutrofílico. A maioria dos estudos evidenciou piores índices periodontais nos pacientes com DPOC, associando-se a uma maior frequência de exacerbações. Por outro lado, a DPOC também pode ser um fator de risco para o aumento da severidade da doença periodontal. Desta forma, a introdução do tratamento periodontal e ações educativas para promoção de saúde bucal no protocolo de acompanhamento da DPOC pode propiciar maior abrangência e resolutividade no tratamento destes pacientes.