TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE E RESISTÊNCIA DE UNIÃO ENTRE PINOS DE FIBRA DE VIDRO E RESINA COMPOSTA

Autores

  • Antonio Lucas Castro Pimentel Universidade Federal da Bahia
  • Rana de Brito Granja Universidade Federal da Bahia
  • Verônica Pereira Tschelakow Universidade Federal da Bahia
  • Roberta Maria Novis Faculdade Regional da Bahia
  • Blanca Liliana Torres Léon Universidade Federal da Bahia e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i4.1352

Palavras-chave:

Pinos, resina composta, resistência ao cisalhamento

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes métodos de tratamento da superfície em pinos de fibra de vidro com relação à sua força de união com a resina composta. Metodologia: Foram utilizados vinte e quatro pinos pré-fabricados e divididos aleatoriamente em três grupos (n=8) de acordo com o tratamento de superfície escolhido. Grupo Controle- tratamento de superfície com condicionamento ácido fosfórico a 37% e a silanização. Grupo 2 – condicionados com ácido fluorídrico a 10% e silanização. Grupo 3 - jateamento com óxido de alumínio por 10 segundos e silanização. Os corpos-de-prova foram obtidos com a utilização da matriz de aço inoxidável confeccionada para este estudo e foram mantidos em umidade absoluta a 37°C durante 48 horas para, então, serem submetidos ao teste de PUSH-OUT na máquina de teste. Os resultados foram avaliados pelo teste de Tukey com significância de 5%. Resultados: Os resultados demostraram que o tratamento de jateamento de óxido de alumínio e silano (12,24 MPa) (G3) apresentou diferença estatisticamente significante comparado com o tratamento de ácido fluorídrico e silano (G2) (8,03 MPa)(p<0,05). O tipo de fratura predominante foi coesiva da resina composta (68,75%) e apenas uma fratura mista (2,08%) foi observada. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que o tratamento de jateamento de óxido de alumínio e silano pode ser utilizado como tratamento de superfície nos pinos de fibra de vidro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Lucas Castro Pimentel, Universidade Federal da Bahia
    Graduado em odontologia. Residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial - HGRS/HGC/HGESF/EBMSP. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Rana de Brito Granja, Universidade Federal da Bahia
    Estudante de Odontologia na UFBA
  • Verônica Pereira Tschelakow, Universidade Federal da Bahia
    Graduada em Odontologia. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Roberta Maria Novis, Faculdade Regional da Bahia

    Mestre em Prótese Dentária. Professora da Faculdade Regional da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil. 

  • Blanca Liliana Torres Léon, Universidade Federal da Bahia e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
    Doutorado em Clinica Odontológica. Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia - UFBA; professora Adjunta da Área de Prótese - EBMSP e; professora do Curso de Pós-Graduação - EBMSP. Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE E RESISTÊNCIA DE UNIÃO ENTRE PINOS DE FIBRA DE VIDRO E RESINA COMPOSTA. (2017). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 8(4), 106-116. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i4.1352

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)