SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE AUXILIARES DE SAÚDE BUCAL DE UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE DA BAHIA

Autores

  • Jéssica Teixeira Ramos Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.
  • Geisiane Rodrigues Paes Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.
  • Maiara Medeiros Ronsani Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.
  • Thiago Martins Meira Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i2.1311

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, auxiliares de odontologia, saúde bucal

Resumo

Objetivo: analisar o grau de satisfação profissional de auxiliares de saúde bucal (ASBs) dos setores privado e público de um município no sudoeste da Bahia. Material e Métodos: amostra constituiu-se de 43 indivíduos, sendo 16 do setor público e 28 do privado. Utilizou-se questionário que analisa cinco fatores relacionados a dimensões específicas de satisfação do indivíduo com o seu trabalho: relacionamento interpessoal, remunerações, chefia, natureza da tarefa e promoções. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS. Resultados: predominou-se o sexo feminino (100%), com faixa etária entre 26 a 35 anos (32,6%), grau de escolaridade ensino médio completo (67,4%), com 5 a 10 anos de tempo de trabalho (32,6%) e sem registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) (76,7%). Houve maior satisfação para as dimensões relacionamento interpessoal e chefia e menor para remunerações. As ASBs com idade entre 18 e 25 anos estavam mais satisfeitas que as demais com maior idade em relação à dimensão chefia (p<0,05). Para a dimensão promoções, as profissionais sem registro no CRO indicaram maior satisfação que aquelas com registro (p<0,05). Conclusão: As ASBs do setor privado mostram-se mais satisfeitas do que as da rede pública, e houve maior grau de insatisfação para remunerações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Teixeira Ramos, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.
    Discente do curso de Bacharelado em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, UNEB DEDC XII, Guanambi, Bahia, Brasil. jel.ramos@outlook.com.
  • Geisiane Rodrigues Paes, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.

    Discente do curso de Bacharelado em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, UNEB DEDC XII, Guanambi, Bahia, Brasil. geisy_paes@hotmail.com.

  • Maiara Medeiros Ronsani, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.

    Mestre em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professora auxiliar do curso de Bacharelado em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, UNEB DEDC XII, Guanambi, Bahia, Brasil. mronsani@uneb.br.

  • Thiago Martins Meira, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII.

    Mestre e especialista em Odontologia-Ortodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor auxiliar do curso de Bacharelado em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, UNEB DEDC XII, Guanambi, Bahia, Brasil. tmeira@uneb.br.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE AUXILIARES DE SAÚDE BUCAL DE UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE DA BAHIA. (2017). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 8(2), 43-50. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i2.1311

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>