Satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal em Pauini, Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v11i2.3354Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família. Odontologia. Saúde Bucal.Resumo
OBJETIVO: Este estudo objetivou compreender a satisfação dos usuários com as Equipe de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde do município de Pauini, Amazonas. MATERIAL E MÉTODO: Este estudo transversal foi conduzido entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 nas três unidades básicas de saúde da área urbana do município e teve como participantes os usuários dos serviços de saúde odontológicos. Foram utilizados dois questionários: o primeiro para avaliar o acesso aos serviços de saúde e outro sobre a satisfação dos usuários com a atenção à saúde bucal. Os resultados foram analisados de modo descritivo por meio de frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Participaram do estudo 265 indivíduos, e ao serem questionados como foi feito agendamento, 61,51% responderam que se deu por meio de visita à unidade de saúde, e com relação ao principal motivo para a última consulta, 47,17% dos usuários responderam que os principais motivos foram dor de dente e extração. Os percentuais mais elevados de satisfação foram encontrados no domínio estrutura física e o domínio com menores percentuais foram informação e apoio. CONCLUSÃO: os resultados evidenciaram necessidade de aperfeiçoar a forma de acesso aos serviços de saúde público odontológicos e uma percepção positiva pelos usuários dos serviços de saúde bucal de Pauiní, AM, entretanto, os melhores resultados foram observados em relação à infraestrutura das unidades de saúde, e foi verificada necessidade de melhorar o processo de trabalho no que tange às informações e apoio aos usuários dos serviços de saúde bucal.