EFEITO LOCAL DO USO DO SCHINUS TEREBINHTHIFOLIUS E ASSOCIAÇÕES (SANATIVO®) NO PÓS-OPERATÓRIO DE EXODONTIAS DE MOLARES INFERIORES

Autores

  • Maria Cecília Fonsêca Azoubel Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ABO-BA
  • Neiana Carolina Rios Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v4i1.165

Palavras-chave:

Anacardiaceae, Cirurgia bucal, Cicatrização

Resumo

Objetivo: avaliar clinicamente o efeito tópico do fármaco Sanativo® nos alvéolos de molares inferiores no período pós-operatório. Metodologia: Numa amostragem final de cinquenta e três indivíduos, aleatoriamente divididos nos grupos teste (Sanativo®), CPA (Malvatricin®), CPB (Clorexidina) e Controle (Solução fisiológica). Os pacientes foram instruídos a fazer bochechos três vezes ao dia durante 07 dias. Foram considerados os parâmetros: tamanho da ferida e aspecto inflamatório visual em três tempos experimentais (pós-operatório imediato, 48 horas e 07 dias após a intervenção). O teste de Tukey com nível de significância de 5% foi realizado, além da análise descritiva visual. Resultado: Os resultados não evidenciaram incremento de efeito do uso do Sanativo® sobre os parâmetros avaliados, não comprovando, portanto, benefício adicional no uso do referido medicamento. Conclusão: O uso do Sanativo® não apresentou benefício adicional na redução do tamanho da ferida, não tendo sido, portanto comparável à clorexidina, que confirmou a sua eficácia superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Fonsêca Azoubel, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ABO-BA

    Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Especialista em Periodontia (ABO-BA), Mestre em Farmacologia Clínica e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da UFC-CE. Exerce atividade docente como Professora Adjunta do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é Professora dos Cursos de Especialização em Periodontia da ABO-BA (desde 2000) e dos Cursos de Mestrado em Odontologia, Especialização e Aperfeiçoamento em Periodontia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (desde a implantação do curso - 2007). Atualmente ainda ensina no curso de Odontologia da UNIME e coordena o Curso de Atualização em Farmacologia da ABO-BA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando também em clínica privada. Sua principal linha de pesquisa está centrada no uso de fármacos em Periodontia.

  • Neiana Carolina Rios Ribeiro
    Cursando o nono semestre de odontologia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente sou bolsista da Fapesb com a pesquisa intutulada por: A eficácia da antibioticoprofilaxia em exodontia de terceiros molares inclusos.

Downloads

Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

EFEITO LOCAL DO USO DO SCHINUS TEREBINHTHIFOLIUS E ASSOCIAÇÕES (SANATIVO®) NO PÓS-OPERATÓRIO DE EXODONTIAS DE MOLARES INFERIORES. (2013). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 4(1). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v4i1.165

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)