AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E EQUILÍBRIO EM IDOSAS SEDENTÁRIAS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Mansueto Gomes Neto
  • Cristiano Sena da Conceição
  • Paulo Henrique Eufrásio de Oliveira
  • Luciano Prado Junior

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.97

Palavras-chave:

Envelhecimento, Sedentarismo, Equilíbrio Postural, Exercício.

Resumo

Introdução: Dentre as alterações fisiológicas no idoso, a perda da manutenção do equilíbrio merece maior atenção devido aos altos índices de quedas que são uma das principais causas de morbi-mortalidade nesta faixa etária. Portanto, objetiva-se com o presente estudo verificar se a pratica de atividade física interfere positivamente na condição de equilíbrio e QV em idosas. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo de caráter transversal, analítico com idosas com capacidade de deambular independentemente. As voluntárias foram divididas entre os grupos ativo (GA) e sedentário (GS) e submetidas à avaliação através dos questionários IASF, SF-36 e Berg, seguido da análise descritiva e inferencial através do test t de Student utilizando o software Statistical Package for Social Science (SPSS – versão 17.0). Resultados: A amostra foi composta por 45 idosas divididas em 20 para o GS e 25 para o GA. A média de idade entre os grupos foi de 72,08 ± 7,12 no GA e 68,95 ± 9,62 no GS, não apresentando diferença estatisticamente significativa. Houve diferença significativa para o IASF no qual o GA apresentou maior grau de instrução e maior condição financeira comparado ao GS, no questionário Berg o GA apresentou maior escore comparado ao GS, no questionário SF-36 houve maior escore no GA no domínio Capacidade funcional e GS para o domínio Estado geral de saúde. Conclusão: O estudo sugere que idosos praticantes de atividades físicas regulares, apresentam melhor equilíbrio e melhores capacidades funcionais comparados a idosos sedentários, que apresentaram melhor estado geral de saúde em divergência com a literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mansueto Gomes Neto
    Fisioterapeuta, mestre em Ciências da reabilitação pela UFMG e professor da União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas e Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia.
  • Cristiano Sena da Conceição

    Fisioterapeuta, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e professor da União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas. Estácio-FIB e Universidade Federal da Bahia.


  • Paulo Henrique Eufrásio de Oliveira
    Coordenador do curso de Fisioterapia da União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas.

    Coordenador do curso de Fisioterapia da União Metropolitana de Educação e Cultura– Lauro de Freitas.

  • Luciano Prado Junior
    Acadêmico do curso de Fisioterapia pela União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Gomes Neto M, Sena da Conceição C, Eufrásio de Oliveira PH, Prado Junior L. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E EQUILÍBRIO EM IDOSAS SEDENTÁRIAS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. Rev Pesq Fisio [Internet]. 23º de janeiro de 2013 [citado 25º de abril de 2024];2(2). Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/97

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)