CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA PROFISSIONAL

Autores

  • Adriana Pereira da Silva Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Daniel Vicentini de Oliveira Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i1.792

Palavras-chave:

Esporte, Exercício físico, Voleibol, Fisioterapia

Resumo

Introdução: As lesões musculoesqueléticas são síndromes de dor crônica que podem ocorrer no vôlei de praia (VP) e pode estar ligada aos exercícios repetitivos, a aplicação de força ou trabalho articular muito exigente. Objetivo: Analisar as características das lesões musculoesqueléticas já sofridas por atletas de VP profissional, segundo a percepção dos mesmos. Material e Método: Foram pesquisados 30 atletas de VP da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) sendo 15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino, com idade aproximada de 17 a 32 anos. Foi aplicado questionário com questões relacionadas as percepções dos atletas a respeito das características das lesões nos treinamentos e nas competições. Resultados: Os resultados apontaram que 40% dos atletas tiveram alguma lesão durante os treinos, onde 75% foram lesões do tipo aguda e 25% crônica. Os locais mais lesionados durante os treinos foram à coluna e o tornozelo, ambos com 33,3%. Já nas competições 50% dos atletas se lesionaram, sendo 46,67% dos casos a lesão acometida nos ombros, seguido os tornozelos com 26,69%. As consequências das lesões como abandono da competição e baixo desempenho foram relatadas por 26,68% dos atletas. Conclusão: Segundo a percepção dos atletas, verificou-se que a maioria dos atletas de VP já se lesionou durante os treinos e competições, sendo coluna, ombro e tornozelo as regiões mais acometidas, e que isto tem como consequência baixo desempenho e/ou abandono de competições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Pereira da Silva, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
    Graduação em Educação física pelo Departamento de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA).
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Graduação em educação física. Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do departamento de Educação física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNVASF).

     

  • Daniel Vicentini de Oliveira, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)

    Graduação em Educação Física e Fisioterapia. Mestrado em Promoção da Saúde. Doutorado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em andamento. Docente do departamento de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA).

Downloads

Publicado

22.03.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ATLETAS DE VÔLEI DE PRAIA PROFISSIONAL. (2016). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 6(1). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i1.792

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)