Efeito de um treinamento com realidade virtual não imersiva sobre a execução da tarefa motora real em idosos: relato de casos

Autores

  • Felipe Lima Rebêlo Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário Cesmac
  • Henrique Lima de Cerqueira Carvalho Centro Universitário Cesmac
  • Bárbara Pereira Fernandes Centro Universitário Cesmac
  • João Victor Pereira Barbosa Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Alynne Iasmin Batista Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3798

Palavras-chave:

Aprendizado. Idoso. Biotecnologia.

Resumo

INTRODUÇÃO: No contexto de reabilitação em gerontologia surge como destaque a melhoria da capacidade de execução de tarefas motoras a fim de promover a autonomia, dessa maneira, é preciso investigar ferramentas para viabilizar esse objetivo clinico OBJETIVO: Avaliar o efeito de um treino com realidade virtual não imersiva sobre a execução da tarefa motora real em idosos MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um relato de casos, com intervenção única, utilizando o Nintendo® Wii com sujeitos de idade superior a 60 anos submetidos à intervenção com treinamento de arremesso no jogo wii sports resort, e avaliados com analise cinemática angular de vídeo com o software Kinovea®, antes e depois da intervenção, protocolo composto por uma bateria de dez arremessos, antes e após a intervenção, além da avaliação subjetiva da melhora pós-treino. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 4 sujeitos, sendo 3 do sexo feminino, com média de idade 70,7 anos ± 7,13 e escolaridade 8 anos ± 6,16. Para as variáveis angulares verificou-se que, após o treino com Wii, houve acentuação na flexão de ombro e decréscimo no cotovelo para na postura inicial do arremesso; já na posição final do arremesso, ocorreu decréscimo na extensão de cotovelo e aumento da flexão de punho. Também foi verificado aumento do salto e diminuição no tempo de execução da tarefa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante disso é possível concluir que o Nintendo® Wii se mostra um recurso potencial para melhoria de gestos no âmbito real para idosos.

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Biografia do Autor

  • Felipe Lima Rebêlo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário Cesmac

    Doutor em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe

    Professor Titular II do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac e Professor Assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde

  • Henrique Lima de Cerqueira Carvalho, Centro Universitário Cesmac
    Fisioterapeuta, Pós graduação em Terapia Manual e Reabilitação Gerontológica.
  • Bárbara Pereira Fernandes, Centro Universitário Cesmac
    Fisioterapeuta, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Terapia intensiva adulto pela residência multiprofissional em terapia intensiva adulto- FBHC/UNIT
  • João Victor Pereira Barbosa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
    Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Alynne Iasmin Batista Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
    Acadêmica do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Rodrigo da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
    Acadêmico do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Publicado

22.07.2021

Edição

Seção

Relatos de Caso

Como Citar

Efeito de um treinamento com realidade virtual não imersiva sobre a execução da tarefa motora real em idosos: relato de casos. (2021). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 11(3), 599-608. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i3.3798

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