Expressão de dor após atendimento de fisioterapia em recém-nascidos prematuros: estudo observacional

Autores

  • Marimar Goretti Andreazza Universidade Federal do Paraná
  • Evellin Oliveira Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Arlete Ana Motter Universidade Federal do Paraná
  • Monica Lima Cat Universidade Federal do Paraná
  • Regina Paula Guimarães Vieira Cavalcante Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2340

Palavras-chave:

Modalidades de fisioterapia. UTI Neonatal. Prematuros. Dor.

Resumo

INTRODUÇÃO: Atendimento fisioterapêutico a neonatos prematuros é rotina nas unidades de terapia intensiva neonatais. O questionamento se o manuseio em prematuros extremos e moderados provoca dor é norteador deste estudo. OBJETIVO: Avaliar a presença de dor em recém-nascidos prematuros após a realização de manobras fisioterapêuticas. MÉTODO: Estudo observacional realizado em recém-nascidos prematuros extremos e moderados durante a primeira semana de vida, com necessidade clínica de fisioterapia respiratória. Os recém-nascidos recebiam as manobras posicionados no ninho feito com cueiros dobrados. Imediatamente após as manobras de desobstrução pulmonar e antes da aspiração das vias aéreas foram aplicadas as escalas Neonatal Infant Pain Scale (NIPS) e Premature Infant Pain Profile (PIPP) e anotados os dados vitais. Trabalho aprovado pelo comitê de ética da instituição sob o número 706.623. RESULTADOS: Foram avaliados 50 atendimentos fisioterapêuticos em 22 recém-nascidos na primeira semana de vida. Estavam em ventilação mecânica invasiva 18 (36%), em Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) 24 (48%), Cateter nasal 6 (12%) e sem suporte de oxigênio 2 (4%). Os mesmos mantiveram os dados vitais dentro dos limites de normalidade e somente dois prematuros cursaram com escore positivo para dor. CONCLUSÃO: Manobras de fisioterapia respiratória são suaves para não causarem dor. Porém é importante estar sempre atento aos sinais e oferecer atendimento humanizado ao prematuro para minimizar efeitos nocivos do internamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marimar Goretti Andreazza, Universidade Federal do Paraná
    Fisioterapeuta, coordenadora UTINeonatal, Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná. Doutorando pelo programa da saúde da crinça e do adolescente da UFPR.

Publicado

22.05.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Expressão de dor após atendimento de fisioterapia em recém-nascidos prematuros: estudo observacional. (2019). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(2), 243-249. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2340

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>