Expressão de dor após atendimento de fisioterapia em recém-nascidos prematuros: estudo observacional

Autores

  • Marimar Goretti Andreazza Universidade Federal do Paraná
  • Evellin Oliveira Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Arlete Ana Motter Universidade Federal do Paraná
  • Monica Lima Cat Universidade Federal do Paraná
  • Regina Paula Guimarães Vieira Cavalcante Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2340

Palavras-chave:

Modalidades de fisioterapia. UTI Neonatal. Prematuros. Dor.

Resumo

INTRODUÇÃO: Atendimento fisioterapêutico a neonatos prematuros é rotina nas unidades de terapia intensiva neonatais. O questionamento se o manuseio em prematuros extremos e moderados provoca dor é norteador deste estudo. OBJETIVO: Avaliar a presença de dor em recém-nascidos prematuros após a realização de manobras fisioterapêuticas. MÉTODO: Estudo observacional realizado em recém-nascidos prematuros extremos e moderados durante a primeira semana de vida, com necessidade clínica de fisioterapia respiratória. Os recém-nascidos recebiam as manobras posicionados no ninho feito com cueiros dobrados. Imediatamente após as manobras de desobstrução pulmonar e antes da aspiração das vias aéreas foram aplicadas as escalas Neonatal Infant Pain Scale (NIPS) e Premature Infant Pain Profile (PIPP) e anotados os dados vitais. Trabalho aprovado pelo comitê de ética da instituição sob o número 706.623. RESULTADOS: Foram avaliados 50 atendimentos fisioterapêuticos em 22 recém-nascidos na primeira semana de vida. Estavam em ventilação mecânica invasiva 18 (36%), em Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) 24 (48%), Cateter nasal 6 (12%) e sem suporte de oxigênio 2 (4%). Os mesmos mantiveram os dados vitais dentro dos limites de normalidade e somente dois prematuros cursaram com escore positivo para dor. CONCLUSÃO: Manobras de fisioterapia respiratória são suaves para não causarem dor. Porém é importante estar sempre atento aos sinais e oferecer atendimento humanizado ao prematuro para minimizar efeitos nocivos do internamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marimar Goretti Andreazza, Universidade Federal do Paraná
    Fisioterapeuta, coordenadora UTINeonatal, Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná. Doutorando pelo programa da saúde da crinça e do adolescente da UFPR.

Publicado

22.05.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Andreazza MG, Oliveira Gomes E, Motter AA, Lima Cat M, Guimarães Vieira Cavalcante RP. Expressão de dor após atendimento de fisioterapia em recém-nascidos prematuros: estudo observacional. Rev Pesq Fisio [Internet]. 22º de maio de 2019 [citado 25º de abril de 2024];9(2):243-9. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2340

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>