FORTALECIMENTO MUSCULAR EM PACIENTES COM HTLV-I E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL: UM ESTUDO PILOTO

Autores

  • Ismail Figueiredo Neto
  • Raphaella Pereira Mendonça
  • Clício Alves Nascimento
  • Selena Márcia Dubois Mendes
  • Kátia Nunes Sá

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.96

Palavras-chave:

Vírus Linfotrópico de Células T Humanas Tipo 1, Paraparesia Espástica Tropical, Força Muscular, Hemiplegia.

Resumo

Introdução: O vírus linfotrópico de células T Humano do tipo I (HTLV-I)é um retrovírus que pode ocasionar complicações importantes no desempenho funcional, podendo desenvolver a paraparesia espástica tropical/mielopatia (PET/MAH) associada ao HTLV-I, doença desmielinizante, crônica e progressiva que leva à alterações motoras importantes levando a quadros de independências e incapacidades. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de fortalecimento muscular em atividades terapêuticas no desempenho funcional de pacientes com PET/MAH.  Métodos: Estudo intervencional e analítico, utilizando a aplicação de um protocolo de tratamento com fortalecimento muscular voltados para atividades funcionais, e os participantes foram avaliados antes e depois do tratamento através da Medida de independência funcional (MIF), Time Up and Go (TUG), teste de marcha cronometrado (TMC) e Make test. Os exercícios foram realizados 3 vezes na semana durante 8 semanas consecutivas. Para análise dos resultados obtidos antes e depois do tratamento utilizou o Teste t Student pareado (p<0,05). Resultados: Foram selecionados 10 indivíduos com PET/MAH com média de idade de 45,4 anos, a maioria do sexo feminino (70%), com 30% dos pacientes utilizando dispositivo auxiliar para a marcha. Houve melhora significante de todas as medidas de avaliação, exceto para o make test realizado para a flexão do joelho direito. Conclusão: O fortalecimento muscular em atividades terapêuticas revelou uma melhora uma melhora no desempenho funcional dessa população após 8 semanas de tratamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismail Figueiredo Neto

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Raphaella Pereira Mendonça

    Acadêmica do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Clício Alves Nascimento

    Fisioterapeuta Especialista em Fisiologia do Exercício e avaliação morfofuncional.

  • Selena Márcia Dubois Mendes

    Fisioterapeuta, mestre em Medicina e Saúde Humana, responsável Técnica da Clínica Avançada em Fisioterapia - CAFIS/ ADAB/EBMSP e membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético (EBMSP).

  • Kátia Nunes Sá
    Fisioterapeuta, doutora em Medicina e Saúde Humana, professora Adjunta e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético da EBMSP.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

FORTALECIMENTO MUSCULAR EM PACIENTES COM HTLV-I E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL: UM ESTUDO PILOTO. (2013). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 2(2). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.96